Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3364
Título: Manejo de jacaré na Resex do Lago do Cuniã: uma análise à luz da sustentabilidade e do empreendedorismo coletivo
Autor(es): Ruiz, Romão Lima
Palavras-chave: Empreendedorismo coletivo
Manejo de jacaré
Sustentabilidade
Data do documento: 2020
Citação: RUIZ, Romão Lima. Manejo de jacaré na Resex do Lago do Cuniã: uma análise à luz da sustentabilidade e do empreendedorismo coletivo. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2020.
Resumo: O manejo de jacaré na Resex do Lago do Cuniã teve como motivação uma fatalidade envolvendo uma criança com ataque de jacaré e, em virtude deste fato a comunidade se reuniu em prol da segurança de todos para a execução do plano de manejo que visa controlar as espécies de jacarés encontradas na Resex, Caiman crocodilus (jacaré-tinga) e Melanosuchus Niger (jacaré açu), possuindo um censo estimado em 36.000 jacarés. Nesse contexto teve-se como objetivo analisar os benefícios do manejo de jacaré da Resex Lago do Cuniã à luz da sustentabilidade e do empreendedorismo coletivo. Trata-se de pesquisa exploratória-descritiva a partir do método dedutivo, abordagem qualitativa e análise dos dados a partir da análise de conteúdo a luz da sustentabilidade e das teorias abordadas.Em função da pandemia do covid-19, a pesquisa in loco à Resex foi suspensa como medida de segurança e a aplicação da pesquisa se deu por meio virtual (WhatsApp, web conferência, telefone e e-mail) e a partir do relatório do último abate ocorrido em 2016. Os resultados alcançados a partir da análise realizada na visão da sustentabilidade e do empreendedorismo coletivo, mostrou-se satisfatória em alguns pontos; o abate do jacaré para a comunidade por si só, não gera sustentabilidade, funcionando mais como forma de equilíbrio da procriação e proteção da atividade principal da comunidade (pesca). No entanto, é viável pelo retorno econômico e social, além de proporcionar o equilíbrio da procriação das espécies, um dos objetivos para o qual se implantou o manejo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Profª. Dra. Suzenir Aguiar da Silva
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3364
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc Ramão Ruiz.pdf975,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador