Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3371
Título: Inclusão de alunos com surdez no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Silva, Ana Cléia Oliveira da
Palavras-chave: Inclusão
Ensino Superior
Surdos
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Ana Cléia Oliveira da. Inclusão de alunos com surdez no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia. 2020. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.
Resumo: No Brasil e no mundo a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais sempre foi um desafio para a educação em todos os aspectos. Ao tratar-se do aluno com deficiência auditiva, esbarra-se com a problemática de falta de comunicação oral, que pode influenciar no processo de ensino/aprendizagem, em relação aos alunos não surdos. Desta forma o profissional que irá trabalhar com este aluno deverá estar preparado para aplicar metodologias contextualizadas com a realidade do aluno. O objetivo dessa pesquisa é analisar a inclusão e dificuldade dos acadêmicos com surdez no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumento para a coleta de dados a aplicação de questionário semiaberto. Participaram 8 professores do curso de Educação Física e 3 alunos surdos matriculados no curso de Educação Física. Conclui-se que os professores não tiveram formação para trabalhar com os alunos surdos, a falta de planejamentos das aulas, e a falta de conhecimento em LIBRAS dificulta a comunicação entre os professores e alunos surdos; alguns professores buscaram fazer cursos de capacitação para poder aprender a trabalhar melhor com os alunos com surdez. A grande dificuldade dos alunos surdos dentro da universidade é a falta do conhecimento em LIBRAS, o preconceito nas aulas, materiais adaptados e disponibilidade suficiente de intérprete nas aulas, tanto teórica quanto práticas. E, em uma análise geral deste trabalho, observa-se que a Universidade Federal de Rondônia através de seus professores do curso de Educação Física, tenta diminuir a distância existente, no processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Me. Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3371
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANA_CLEIA_2020__1_.pdf985,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.