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dc.contributor.authorSilva, Ana Cléia Oliveira da-
dc.date.accessioned2021-08-19T13:17:26Z-
dc.date.available2021-08-19T13:17:26Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Cléia Oliveira da. Inclusão de alunos com surdez no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia. 2020. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3371-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Me. Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil e no mundo a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais sempre foi um desafio para a educação em todos os aspectos. Ao tratar-se do aluno com deficiência auditiva, esbarra-se com a problemática de falta de comunicação oral, que pode influenciar no processo de ensino/aprendizagem, em relação aos alunos não surdos. Desta forma o profissional que irá trabalhar com este aluno deverá estar preparado para aplicar metodologias contextualizadas com a realidade do aluno. O objetivo dessa pesquisa é analisar a inclusão e dificuldade dos acadêmicos com surdez no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumento para a coleta de dados a aplicação de questionário semiaberto. Participaram 8 professores do curso de Educação Física e 3 alunos surdos matriculados no curso de Educação Física. Conclui-se que os professores não tiveram formação para trabalhar com os alunos surdos, a falta de planejamentos das aulas, e a falta de conhecimento em LIBRAS dificulta a comunicação entre os professores e alunos surdos; alguns professores buscaram fazer cursos de capacitação para poder aprender a trabalhar melhor com os alunos com surdez. A grande dificuldade dos alunos surdos dentro da universidade é a falta do conhecimento em LIBRAS, o preconceito nas aulas, materiais adaptados e disponibilidade suficiente de intérprete nas aulas, tanto teórica quanto práticas. E, em uma análise geral deste trabalho, observa-se que a Universidade Federal de Rondônia através de seus professores do curso de Educação Física, tenta diminuir a distância existente, no processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-19T13:17:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ANA_CLEIA_2020__1_.pdf: 1008665 bytes, checksum: b4c71a8a0603d7ab491d84df043ef069 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleInclusão de alunos com surdez no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

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