Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3372
Título: Enriquecimento ambiental através da utilização de luz para aperfeiçoamento da criação de larvas de Anopheles darlingi (Diptera: Culicidae)
Autor(es): Santos, Amanda Nonato dos
Palavras-chave: Anofelino
Incidência luminosa
Malária
Data do documento: 2019
Citação: SANTOS, Amanda Nonato dos. Enriquecimento ambiental através da utilização de luz para aperfeiçoamento da criação de larvas de Anopheles darlingi (Diptera: Culicidae). 2019. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Departamento Acadêmico de Biologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: Na Amazônia, especificamente em Rondônia, o mosquito Anopheles darlingi é o principal vetor de Plasmodium vivax, maior causador da malária humana nas Américas. O que torna imprescindível estudos sobre a sua biologia e ecologia. As larvas dessa espécie de anofelino são encontradas em criadouros de terra firme, em grandes coleções de águas profundas, límpidas, ou translucidas na presença de vegetação superficial, bem expostas a luz solar ou parcialmente sombreada. Visando melhorar as condições de criação em laboratório, o objetivo desse trabalho foi avaliar a utilização de luz artificial, com a finalidade de melhorar a criação, afim de obter maior número de adultos viáveis para utilização em experimentos de laboratório. Para isso, foram utilizadas duas lâmpadas de 40 watts (Atman, 15000k, tri-power light) posicionadas a cerca de 20 cm das bacias de criação larval, fornecendo cerca de 4200 luxes e três diferentes tratamentos: (i) ligadas por 12h, (ii) 24 h e (iii) total escuro. Um timer analógico foi utilizado para ligar e desligar as luzes e uma cortina blackout para impedir a entrada de luz nas bacias. Foram utilizadas 50 larvas/bacia e oito repetições. Os recipientes foram limpos diariamente e as larvas foram alimentadas com ração de peixe TetraMin Tropical Flakes moída, de acordo com o estádio, até o final de seu desenvolvimento. A sobrevivência e tempo de desenvolvimento larval; proporção de emersão e pupação; razão entre machos e fêmeas e longevidade de adultos foram registrados. A utilização dos diferentes fotoperíodos afetou diversos parâmetros biológicos de An. darlingi. A criação de larvas sob luz constante (24h) e escuro reduziram a sobrevivência, a luz constante aumentou o tempo de desenvolvimento larval. A longevidade de adultos não foi afetada pelos fotoperíodos. A utilização de luz constante e escuro total não foram adequadas para criação dessa espécie de mosquito nas condições experimentais utilizadas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Biologia (DBIO), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador: Dr. Alexandre de Almeida e Silva; Co- Orientadora: Dra. Frances Tatiane Tavares Trindade.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3372
Aparece nas coleções:Biologia (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.