Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3373
Título: Efeitos das variáveis ambientais nas assembleias de ervas na estação ecológica do Cuniã (interflúvio Madeira-Purus – trecho Humaitá (AM) – Porto Velho (RO)
Autor(es): Oliveira, Alex Eugênio de
Palavras-chave: Ervas
Preditores ambientais
Seleção
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Alex Eugênio de. Efeitos das variáveis ambientais nas assembleias de ervas na estação ecológica do Cuniã (interflúvio Madeira-Purus – trecho Humaitá (AM) – Porto Velho (RO). 2018. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Departamento Acadêmico de Biologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: Os mecanismos que envolvem o processo de seleção que determinam a composição, abundância e padrões de distribuição das espécies ainda são focos de estudos ecológicos. As ervas são um grupo particularmente importante, uma vez que respondem a mudanças ambientais mais sutis, por apresentar adaptações ao meio em que vivem, podendo ser utilizadas como indicadores de mudanças ambientais e por possuírem valor econômico. Para detectar a variação da assembleia de ervas em função do gradiente ambiental em 30 parcelas permanentes na Estação Ecológica do Cuniã foi realizado um inventário florístico das ervas terrestres. Para o levantamento das espécies foram medidas apenas uma faixa de 2 m por 250 m. Medidas edáficas, hidrológicas e estruturais da serrapilheira e vegetação foram realizadas e relacionadas com as variáveis dependentes. Para a detecção da formação de grupos distintos foi usada a Análise de Cluster Aglomerativa Hierárquico, e para a identificação dos preditores ambientais realizou-se Análise de Regressão Linear usando os scores da NMDS. Foram reportados 6032 indivíduos distribuídos em 49 espécies. As espécies mais abundantes foram Bambusoideae sp. 1 (1317 indivíduos), Calathea sp. 1 (725), Monophyllanthe araracuarensis Suárez, Galeano e H. Kenn (662) e Phenakospermum guyannense (A. Rich.) Endl. ex Miq (403). Os resultados obtidos pela análise de Cluster mostrou a formação de grupos com composições de espécies semelhantes, porém com frequências distintas e a NMDS evidenciou as diferenças na composição de ervas ao longo do gradiente ambiental. A Regressão Linear detectou preditores ambientais para a assembleia de ervas (abordagem geral), solos siltosos, negativamente relacionado e profundidade da serrapilheira positivamente relacionado com a distribuição das espécies, quando analisado para as assembleias de Piperales os preditores foram a distância do lençol freático, densidade de palmeira e biomassa de árvores e palmeiras, para Poales foram silte, distância do igarapé, densidade de palmeiras e biomassa de árvores e palmeiras e para Zingiberales a distância do lençol freático, profundidade da serrapilheira e a florística apresentaram forte relação com a distribuição das espécies. Por fim, as informações obtidas podem atuar na tomada de decisões de políticas públicas e na conservação e desenvolvimento regional.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Biologia (DBIO), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador: Prof. Dr. Angelo Gilberto Manzatto.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3373
Aparece nas coleções:Biologia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Alex Eugênio_2018_Licen. Biologia.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.