Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3375
Título: Avaliação limnológica e ecotoxicológica do Igarapé dos Tanques, Porto Velho - RO
Autor(es): Ferreira, Murylo Pereira da Silva
Palavras-chave: Amazônia
Limnologia
Ecotoxicologia
Data do documento: 2019
Citação: FERREIRA, Murylo Pereira da Silva. Avaliação limnológica e ecotoxicológica do Igarapé dos Tanques, Porto Velho - RO. 2019. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Departamento Acadêmico de Biologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: A bacia do Igarapé dos Tanques situa-se na margem direita do Rio Madeira Município de Porto Velho – RO, está localizado dentro da mancha de zona urbana da cidade do começo ao fim. Devido ao crescimento desordenado, e falta de saneamento básico, vem sofrendo grande degradação por efluentes que são lançados ao longo de seu percurso. O presente estudo realizou testes ecotoxicológicos de água e sedimento de fundo de 10 diferentes pontos do Igarapé dos Tanques, utilizando o organismo Allonais inaequalis, nas estações de águas altas e águas baixas. Além de levantar suas variáveis limnológicas para correlação com os testes. As variáveis da água foram medidas in loco com sondas para pH, temperatura, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido, e coletou-se amostras em triplicatas em tubos falcon de 15 mL para determinação de metais através da técnica de espectrofotometria de emissão óptica por plasma acoplado indutivamente (ICP-OES). Para os testes em sedimento de fundo coletou-se aproximadamente 1 Kg desta matriz. Após a coleta os testes foram montados no mesmo dia, sendo que o teste de sedimento só foi iniciado no dia seguinte, após a sedimentação dos sólidos em suspensão. Para a determinação de metais e matéria orgânica peneirou-se o sedimento em peneira de 200 mesh, em seguida as amostras foram separadas para a realização de digestão ácida (para determinação de elementos traço) e calcinação (para determinação de matéria orgânica pelo método de perda de massa). Os resultados das variáveis limnológicas na água em ambas as estações mostraram que os parâmetros pH e temperatura estavam dentro dos padrões estabelecidos pelo CONAMA 430/2011, já a condutividade elétrica e o oxigênio dissolvido estavam fora do estabelecido na legislação. Porém, após o tratamento estatístico, apenas a temperatura teve um P< 0,05, indicando que estatisticamente essa variável tem médias significantemente diferentes entre as estações. Os testes de água apresentaram baixa mortalidade, já os de sedimento apresentaram uma alta mortalidade, o que mostra uma possível influência da quantidade de metais na mortalidade, pois as concentrações de metais na água foi baixa e no sedimento alta.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Biologia (DBIO), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador: Prof. Msc. Diego Ferreira Gomes; Co-orientador: Prof. Dr. Wanderley Rodrigues Bastos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3375
Aparece nas coleções:Biologia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação limnológica e ecotoxicológica ao Igarapé dos Tanques.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.