Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3376
Título: Caracterização morfológica das espécies de quirópteros (mammalia: chiroptera) da área da Mina de Juruti, Juruti, Pará
Autor(es): Oliveira, Júlia Pavão Mota de
Palavras-chave: Chiroptera
Taxonomia
Morfologia
Data do documento: 2019
Citação: OLIVEIRA, Júlia Pavão Mota de. Caracterização morfológica das espécies de quirópteros (mammalia: chiroptera) da área da Mina de Juruti, Juruti, Pará. 2019. 79 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Departamento Acadêmico de Biologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: A Amazônia brasileira compreende 87% da fauna de quirópteros do país, com ocorrência de 146 espécies, sendo 46 endêmicas do bioma. Esses animais apresentam uma grande variabilidade morfológica, a qual está relacionada à diversidade de hábitos alimentares e, assim, consequentemente, à ocupação de diferentes nichos tróficos. Dado à elevada diversidade e importância ecológica dos quirópteros, estudos relacionados à taxonomia, distribuição geográfica e ecologia deste grupo de mamíferos são de extrema importância. Tendo em vista que o número de áreas inventariadas no bioma amazônico é, até o momento, limitado e as revisões taxonômicas são antigas e escassas, ressalta-se a relevância destes estudos. Com o objetivo de preencher essas lacunas e contribuir para o aumento do conhecimento a respeito da diversidade de quirópteros no estado do Pará e, consequentemente, no bioma amazônico, o presente estudo apresenta a identificação taxonômica e caracterização morfológica da comunidade de quirópteros amostrada na área da Mina de Juruti, localizada no município de Juruti, Pará. A área de estudo se situa na margem direita do Rio Amazonas, e apesar de ficar próxima a duas Unidades de Conservação, enfrenta uma forte pressão antrópica associada à atividade de mineração. O material analisado encontra-se depositado na coleção de mamíferos do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP). Os espécimes foram examinados e caracterizados com base em caracteres quantitativos e qualitativos, tanto externos como crânio-dentários. Como resultado, registrou-se a ocorrência de 23 espécies para a região estudada, com representantes de duas famílias: Phyllostomidae, abrangendo a maioria dos indivíduos e espécies amostradas, e Molossidae, representada por somente uma espécie. Para cada espécie apresento uma breve descrição morfológica, contendo caracteres qualitativos e quantitativos diagnósticos do gênero e da espécie, úteis para a identificação taxonômica realizada, bem como na diferenciação entre espécies filogeneticamente próximas e na comparação com dados de outros trabalhos. Várias espécies amostradas são de ocorrência comum na região e no bioma, porém algumas espécies identificadas representam registros inéditos para a região e/ou para o estado do Pará.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Biologia (DBIO), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Carmignotto.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3376
Aparece nas coleções:Biologia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JÚLIA PAVÃO - Cópia.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.