Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3378
Título: Análise custo/volume/lucro em produção de pizza
Autor(es): Freitas, Samantha Batista de
Palavras-chave: Custeio variável
Custo
Lucro
Margem de contribuição
Data do documento: 2020
Citação: FREITAS, S.B. Análise custo/volume/lucro em produção de pizza. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2020.
Resumo: Custos e despesas estão sempre presentes no cotidiano de todas as organizações e são com as análises e estudo do histórico da empresa que podemos saber qual sua necessidade quanto uma melhor lucratividade. Sabendo disso, cabe lembrar-se da ferramenta em que analisa conjuntamente a análise de custo/volume/lucro. Realizado em um supermercado localizado na cidade de Ji-Paraná/RO, foram colhidos por meio de conversas telefônicas e e-mails os detalhas do processo de produção de pizzas. Objetivou pela análise em relação aos produtos que oferecem maior margem de contribuição total para o mix, bem como evidenciar a possibilidade de planejamento de produção e vendas a partir da aplicação da referida ferramenta. Com uma abordagem qualitativa e exploratória, bibliográfica e documental, utilizando entrevista semiestruturadas para coleta de dados com gestores da empresa e com o funcionário responsável pela produção das pizzas. Por meio das comparações analisadas pode-se chegar ao valor do ponto de equilíbrio do mix, dos produtos do supermercado, tendo como necessidade calcular a margem de contribuição de cada sabor de pizza. Visto que através da aplicação da pesquisa, os objetivos em relação ao estudo foram atingidos, fazendo-se notória a importância do custeio variável, tornando possível identificar a maior e menor margem de contribuição unitária e total de cada sabor de pizza, sendo a menor de atum e maior de calabresa, assim como durante o período, o supermercado vendeu o suficiente para pagar todos seus gastos fixos do mês e gerar lucro para a empresa.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Ma. Liliane Maria Nery Andrade.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3378
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Samantha Batista.pdf453,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador