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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/338
Título: | Uma análise crítica da formação continuada para professores em uma instituição de educação infantil no município de Ariquemes-RO |
Autor(es): | Littig, Francielli Virgens Souza |
Palavras-chave: | Programa Formar em Rede - Educação Professores – Educação continuada Ensino infantil – Capacitação de docentes |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | LITTIG, F. F. S. Uma análise crítica da formação continuada para professores em uma instituição de educação infantil no município de Ariquemes-RO. 2014, 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014. |
Resumo: | Este trabalho está fundamentado nos preceitos da pesquisa dialética e teve como objetivo responder a seguinte questão: De que forma os professores da educação infantil em uma Instituição do município de Ariquemes-RO, interpretam o programa de formação continuada ―Formar em Rede"? Para responder essa problemática, construiu-se um referencial teórico onde foi descrito o contexto histórico da formação do pedagogo, demonstrando as transformações ocorridas ao longo dos anos, o que possibilitou compreender a organização dos cursos de formação inicial e posteriormente à formação continuada do pedagogo, que é o objeto de pesquisa da presente monografia. E ainda apresentaram-se as políticas públicas criadas com o intento de amparar a demanda pertinente à formação de professores no Brasil. Contraditório, encontra-se a mercantilização dessa formação, que visa lucro as instituições privadas, onde o Estado, além de retirar-se de cena, contribui para que a educação vire um mercado financeiro. Para coleta de dados foram utilizados dois questionários, um contendo 20 questões direcionadas para as professoras e o outro com 19 para a formadora da Educação Infantil, responsável em repassar a metodologia do programa ―Formar em Rede‖ do Instituto Avisa Lá, no município de Ariquemes. Ambos com questões fechadas e abertas. Contou-se também, com observação e análise dos questionários aplicados. Com o trabalho de pesquisa bibliográfica e de campo, conclui-se que o programa de formação continuada ―Formar em Rede‖ não é de todo suficiente para possibilitar o conhecimento necessário para uma prática pedagógica que dê conta de resolver as irregularidades e conflitos existentes no âmbito educacional. |
Descrição: | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a). Esp. Marcia Ângela Patrícia. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/338 |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
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