Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3382
Título: A Bela e a Fera, Spider Man, Os Três Porquinhos e a Mulher Maravilha: as histórias que as crianças contam e o papel da escola
Autor(es): Lima, Daiane Duarte de
Palavras-chave: Criança
Escola
Literatura INfantil
Contação de Histórias
Data do documento: 2021
Citação: LIMA, Daiane Duarte de. A Bela e a Fera, Spider Man, Os Três Porquinhos e a Mulher Maravilha: as histórias que as crianças contam e o papel da escola. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2021.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar o modo como as crianças retratam as histórias que elas escutam na escola e nos outros espaços. Além disso, também buscamos os personagens que possuem forte representação para elas. A fundamentação teórica é pautada em Fanny Abramovich (1997), Coelho e Machado (2015), Ferreira e Pretto (2012), Barros (2013), Scantamburlo (2012), Benjamin (2002), Bordenave (1983), Oliveira-Formosinho, Kishimoto e Pinazza (2007) e Alburquerque (2013). As argumentações apresentadas neste estudo partiram do campo teórico da pedagogia e da psicologia do desenvolvimento humano, teve atenção na prática de ouvir as crianças, e por outro lado, apresentou uma oportunidade para as crianças recontarem suas histórias favoritas, se caso tivessem interesse. Os sujeitos que colaboraram para a realização da pesquisa foram quatorze crianças que moram na cidade de Ji-Paraná, alguns estudam na mesma escola e outros não, no entanto, todos estudam na rede municipal de ensino. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e a metodologia escolhida para a realização da pesquisa de campo foi o estudo exploratório (GIL, 2002). O instrumento metodológico escolhido para a construção das informações foi a entrevista semiestruturada, segundo Gressler (2003). A pesquisa de campo foi realizada com crianças nas suas respectivas casas, com a presença do responsável. As crianças que aceitaram colaborar com a pesquisa assinaram o termo de assentimento e os pais das crianças assinaram o termo de consentimento. A análise das informações apresentadas pelas crianças foi realizada segundo a proposta de Núcleos de Significação (AGUIAR & OZELLA, 2006). Como resultado, foi possível identificar três núcleos de significação. Núcleo 1 - O tempo em casa e o tempo na escola; Núcleo 2 - A contação de histórias na escola segundo as crianças; Núcleo 3 - A construção mítica do herói. Tal informação mostrou que a escola tem apresentado os contos clássicos da literatura infantil e/ou alguns contos contemporâneos. Porém, a identificação do herói, masculino ou feminino, é fortemente associado a produção Marvel. Por fim, o estudo identificou que é necessário a escola olhar para criança de forma integral compreendendo que o aprender não se restringe aos conteúdos, mas também envolve a leitura que a criança faz do mundo e da cultura que os adultos criam destinados a elas.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais como requisito avaliativo de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Professora Dra. Naiara dos Santos Nienow.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3382
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DAIANE_DUARTE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso741,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.