Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/339
Título: A utilização das TICs como proposta de políticas públicas de inclusão digital na educação.
Autor(es): Santana, Rafael Littig
Palavras-chave: Tecnologias de informação - Escolas
Inclusão digital - Exclusão digital
Formação continuada - Educação
Data do documento: 2014
Citação: SANTANA, L. S. A utilização das TICs como proposta de políticas públicas de inclusão digital na educação. 2014, 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: A sociedade atual vive em um momento de grande produção e disseminação de conhecimento, resultante do desenvolvimento tecnológico ocorrido nas últimas décadas. Assim, é fundamental que o sistema de educação brasileiro seja contemplado com elaborações de políticas públicas que proporcione a inclusão digital e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. Mesmo sabendo que o consumo de computadores aumenta constantemente a cada dia, ainda é muito comum encontrar pessoas excluídas digitalmente tanto pela falta de acessibilidade tecnológica quanto pela lacuna de conhecimento para usar essas tecnologias. Esse fenômeno da exclusão digital acontece inclusive entre os profissionais que atuam na educação que não conseguiram acompanhar sozinho todo esse processo de mudanças. Desta forma essa pesquisa se justifica pela importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação e tem como objetivo principal analisar e descrever os motivos pelos quais professores se negam a utilizar o computador como ferramenta didática dentro da rede pública de ensino. Para isso, fora necessário a realização de uma pesquisa de campo em uma escola municipal de ensino fundamental em Ariquemes –RO. E tendo como participantes da analise metodológica (qualitativa e quantitativa) vinte e um (21) professores que fazem parte do plantel da escola. Após todo o trabalho de pesquisa bibliográfico e de campo, concluiu-se que muitos professores ainda se opõem a empregar as TICs pedagogicamente em suas aulas, mesmo com a iniciativa do governo federal na aplicação de políticas públicas de inclusão digital (ProInfo) para a comunidade escolar brasileira mediante as formações continuadas (ProInfo Integrado).
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof.(o) Me. Hugo Athanásio Fotopoulos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/339
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santana, Rafael Littig.pdfLeitura de dados1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.