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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3390
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Torres, Priscila Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-21T12:51:44Z | - |
dc.date.available | 2021-09-21T12:51:44Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Priscila Almeida. Alfabetização e letramento: o desenvolvimento do ensino nas práticas pedagógicas de professores alfabetizadores. 2019. 134f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3390 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria. | pt_BR |
dc.description.abstract | A alfabetização é uma das etapas do processo de escolarização cujo principal objetivo é criar condições para que os alunos aprendam a ler e escrever, de fato a leitura e a escrita são uns dos principais caminhos para ampliarmos nossos conhecimentos e desenvolvermos nossas faculdades cognitivas, no entanto, na alfabetização o ato de ler e escrever não deve ser voltado somente para a codificação e decodificação dos símbolos da escrita alfabética, mas sim, proporcionar aos alunos o maior contato possível com os diferentes gêneros textuais que circulam dentro e fora da escola, de modo que os sujeitos se apropriem do uso da escrita. A interação com diferentes tipos de textos e a qualidade do ensino destes pode contribuir na formação de leitores e escritores proficientes, autônomos e letrados. Dessa forma, é dever da escola proporcionar um ambiente rico em aprendizagem, de modo que a alfabetização não se restrinja meramente ao ensino da leitura e escrita convencional, mas desenvolvida na perspectiva do letramento, no qual o aluno além de aprender o código, também aprende a fazer seu uso nas práticas sociais. Desta feita, a fonte de estudo proposta aqui envolve questões sobre a alfabetização e letramento, que resultou na seguinte questão norteadora: Como o processo de alfabetização embasada nos pressupostos do letramento é desenvolvido nas práticas pedagógicas de professores alfabetizadores? A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como o processo de alfabetização e letramento é empreendido nas práticas pedagógicas de professores alfabetizadores. A mesma se desenvolveu com quatro (4) professores de duas turmas do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal urbana de Humaitá-AM no ano de 2018. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo compreendendo a fase bibliográfica e empírica, na qual os dados analisados foram obtidos através de observações e entrevistas gravadas. Os resultados revelam que o processo de alfabetização ligada a perspectiva do letramento ainda enfrenta um momento de adversidade, pois verificou-se que algumas professoras participantes, ainda apresentam dificuldades na assimilação de novas perspectivas de ensino. Com isso conclui-se que por um lado as dificuldades de empreender a prática do alfabetizar letrando se dá devido as condições de trabalho na qual as docentes se encontram e por falta de subsídios público, pedagógico e da família dos discentes e por outro lado, falta recursos, estímulo e autonomia por parte destas para progredir enquanto profissional e empreender novas práticas de ensino. Dito isto, é preciso que se dê condições para um trabalho no molde que se exige, sendo indispensável que as políticas públicas de educação desenvolvam e efetivem reais condições de ensino, garantindo qualitativamente não apenas o acesso dos alunos ao ensino escolar, mas também a permanência e conclusão dos diferentes níveis de escolaridade proporcionando condições para o desenvolvimento teórico/prático/metodológico do trabalho docente, além de concretizar e prover melhorias para os cursos de formação inicial e continuada/permanente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-09-21T12:51:17Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_PRISCILA_ALMEIDA_TORRES.pdf: 1563482 bytes, checksum: eadc1b9592a9b6b2dbbc534502e4a2f8 (MD5) | en |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento: o desenvolvimento do ensino nas práticas pedagógicas de professores alfabetizadores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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