Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3395
Título: Gestão do material botânico arqueológico do sítio Santa Paula e suas interpretações no contexto amazônico, porto velho / RO
Autor(es): Oliveira, Maria Lúcia Alencar Silva de
Palavras-chave: Acervo arqueológico botânico
Amazônia
Gestão
Data do documento: 2019
Citação: OLIVEIRA, Maria Lúcia Alencar Silva de. Gestão do material botânico arqueológico do sítio Santa Paula e suas interpretações no contexto amazônico, porto velho / RO. 2019. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Arqueologia, Departamento Acadêmico de Arqueologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso visa destacar a valorização dos cuidados com os acervos arqueológicos botânicos e ao mesmo tempo, propor uma reflexão sobre a conservação de materiais arqueológicos orgânicos, neste caso específico, dos vestígios botânicos, coletados na unidade N1001 E1000, Montículo 1, Sítio Arqueológico Santa Paula localizado a margem esquerda do Rio Madeira Porto Velho, RO. Enfatizamos os procedimentos curatoriais desde a coleta em campo (escavação) até o levantamento das informações realizados no processo de curadoria em laboratório e guarda da coleção. São discutidas as prioridades estabelecidas para a gestão dos acervos botânicos e a salvaguarda na reserva técnica nas Instituições Públicas de Guarda. Os estudos e levantamentos realizados foram feitos a partir dos macrovestígios tendo como preocupação a perpetuação do acervo, tendo como base pesquisas bibliográficas que apresentam metodologias já estabelecidas. Acredita-se que aliar esses procedimentos a continuidade na manutenção dos vestígios botânicos na reserva técnica, permitirá a elaboração de um manual de procedimentos específicos para os vestígios botânicos dentro dos Protocolos gerais que ainda serão estabelecidos dentro do Curso de Arqueologia da Universidade Federal de Rondônia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Arqueologia (DARQ), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientadora: Profa. Dra. Juliana Rossato Santi.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3395
Aparece nas coleções:Arqueologia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_final.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.