Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3397
Título: Educação especial: a inclusão de alunos com deficiência na escola regular
Autor(es): Silva, Izabel Aparecida da
Palavras-chave: Inclusão
Ensino regular
Pessoa com deficiência
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, I. A. Educação especial: a inclusão de alunos com deficiência na escola regular. 2021. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: Está pesquisa monográfica é resultado de um estudo de campo em uma escola municipal de Ariquemes RO, cujo foco principal foi compreender como ocorreu o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Para iniciar o trabalho foi realizado um estudo bibliográfico que aborda o tema, com autores como Glant (1995) Bianchetti & Berman (1995) Gaio & Meneghetti (2010) e em documentos orientadores e regulatórios como a Constituição Federal (2015-2018), o Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015) e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (2013). A escolha dos participantes se deu devido um trabalho desenvolvido como cuidadora de dois alunos com deficiência que frequentavam a escola regular. Visando alcançar o objetivo do trabalho, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com profissionais envolvidos no processo inclusivo da instituição e com o responsável por um dos alunos inseridos no processo. Foi possível verificar apesar do interesse e disposição, a escola não está totalmente preparada para a inclusão, estão faltando estrutura física e materiais essenciais adaptados às necessidades de alguns alunos. A formação continuada na área da educação especial é disponibilizada, mas de modo obsoleto, contudo estão aprimorando os métodos. Os participantes percebem o processo de inclusão no ensino regular como importante e impulsionador do processo de ensino e aprendizagem, da mesma forma compreendem como essencial a participação da família nesse processo.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Eliéte Zanelato
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3397
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Izabel_.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.