Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3398
Title: Licenciatura plena em educação física: e o livre exercício da profissão no brasil
Authors: Alvarenga, Cleide Penélope
Keywords: Princípio da legalidade
Estado de direito
Direitos fundamentais
Issue Date: 2018
Citation: ALVARENGA, Cleide Penélope. Licenciatura plena em educação física: e o livre exercício da profissão no brasil. 2018. 478 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Abstract: Este trabalho teve por escopo apresentar a evolução da legislação aplicável na formação para o exercício da função dos profissionais de Educação Física, com leis que regulam os órgãos da Educação Básica, e legislação aplicável as atividades liberais. Investigamos os marcos legais brasileiros para a atuação profissional dos formados nos cursos de Educação Física nos campos escolares e não escolares. Reviu-se os padrões legais anteriores ao Decreto-lei nº 1.212, de 2 de maio de 1939, quando o Brasil ainda era província de Portugal. Levantamos os comandos constitucionais e legais aplicáveis como base de apoio a discussão, identificação e compreensão do direito ao livre exercício funcional (relativo a ou próprio de funcionários públicos), que se adquire em virtude de funções exercidas e cuja validade dura exatamente o período de exercício (ativo, regulados pela lei 9394 de 1996). Também do direito dos profissionais liberais, que devem estar registrados ao conselho de Educação Física, para ter liberdade, flexibilidade para o exercício profissional, com formação superior ou técnica, que o habite para exercer a atividade profissional. Apresentou-se e discutimos as causas e consequências do cenário atual brasileiro no que diz respeito à formação dividida em licenciatura e bacharelado (antigo secundário técnico profissionalizante). Procuramos entender a formação que afiance os dispositivos constitucionais dos incisos II e XIII do artigo 5º da Constituição Federal de 1988, onde garante uma formação única no curso superior de Educação Física. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de Análise Documental. Buscamos avaliar as principais modificações legislativas que influenciaram o Brasil, antes da colonização portuguesa e no período de colonização de Portugal no território brasileiro. Os documentos mais relevantes ao tema encontrado foram: o Decreto-Lei nº 1212, de 2 de maio de 1939, onde criou na Universidade do Brasil, a Escola Nacional de Educação Física e Desportos); Lei 9131/95 que criou o Conselho Nacional de Educação, de quem é a responsabilidade de formular e avaliar a “política nacional de educação”; Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996 (que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional) e normatiza os profissionais da Educação; a Lei nº 9696, de 1 de setembro de 1998, que limita os órgãos fiscalizadores o poder de policiar as atividades dos profissionais liberais; tivemos vários autores importantes para nossa pesquisa, mas citamos em vários momentos a bibliografia de Serafim Leite (historiador da Companhia de Jesus no Brasil). Também não podemos deixar de citar alguns sistemas europeus de educação que o Brasil em algum momento adotou, em especial o de Portugal.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador(a): Prof. Me. Daniel Oliveira de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3398
Appears in Collections:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_cleide_corrigida_19_07_atual.pdf7,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.