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dc.contributor.authorNanami, Flavio Yoshio-
dc.date.accessioned2021-10-13T11:38:31Z-
dc.date.available2021-10-13T11:38:31Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNANAMI, Flavio Yoshio. Educação física escolar em tempos de pandemia: estratégias didáticas adotadas em escolas da amazônia ocidental. 2021. 46f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3399-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Profª. Drª Silvia Teixeira Pinho.pt_BR
dc.description.abstractÉ notória a importância da educação física escolar para que os alunos desenvolvam suas habilidades motoras e evoluam seu comportamento humano. Com a chegada do coronavírus, a educação física nas escolas se tornou um desafio ainda maior, se tratando de uma disciplina que em sua essência, não se limita a habilidades cognitivas e sociais, mas principalmente habilidades motoras que necessitam ser realizadas na prática. O objetivo do presente estudo foi descrever as metodologias empregadas nas aulas de educação física nas três esferas educacionais existentes (estadual, municipal e particular) na percepção de seus gestores (secretários da educação e diretores da rede particular) em tempo de pandemia na cidade de Porto Velho/Rondônia. A metodologia utilizada para este trabalho foi uma pesquisa descritiva qualitativa, com uma população composta por 09 escolas particulares e 02 representantes das secretarias de educação, sendo um da rede Estadual e outro da rede Municipal, de Porto Velho-RO. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário aberto, onde foi analisada a percepção dos gestores e representantes da Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação. Os resultados mostraram que 90% das escolas adotaram metodologia síncrona (aulas em tempo real com o professor) nas aulas de educação física; 63% híbrida (mescla das aulas presencias com on-line, utilizando-se do auxílio de ferramentas tecnológicas); 63% assíncrona (aulas gravadas disponibilizadas em plataformas virtuais); 18% metodologia ativa (aluno se torna o protagonista do seu próprio conhecimento) e 72% plataformas específicas de cada escola, onde o professor consegue controlar acesso, lançar exercícios e provas através do sistema, YouTube, Whatsapp e/ou outros. Foram citadas algumas dificuldades para a implantação das metodologias do ensino on-line neste período de pandemia, tais como: a adaptação a uma nova forma de ensino; utilização de plataformas virtuais para o ensino e outros. Por fim verificou-se que 6 (55%) escolas forneceram formação aos professores de educação física para atuar com as metodologias de ensino on-line; 4 (36%) responderam que não e 1 (9%) respondeu que a formação ocorreu somente no ano de 2021. Conclui-se perante a visão dos gestores das escolas particulares e dos representantes das escolas estaduais e municipais de Porto Velho/RO, que as redes de ensino procuraram lidar da melhor forma possível com o impacto da pandemia no processo de transição da aprendizagem presencial para o on-line e com a ressignificação da perspectiva de ensino na formação dos escolares, visando o mínimo de ônus para os componentes curriculares e frisando a manutenção da qualidade em especial das aulas de educação física.pt_BR
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleEducação física escolar em tempos de pandemia: estratégias didáticas adotadas em escolas da amazônia ocidentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

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