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dc.contributor.authorSantana, Rafael Littig-
dc.date.accessioned2014-10-16T19:17:19Z-
dc.date.available2014-10-16T19:17:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTANA, L. S. A utilização das TICs como proposta de políticas públicas de inclusão digital na educação. 2014, 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/339-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof.(o) Me. Hugo Athanásio Fotopoulos.pt_BR
dc.description.abstractA sociedade atual vive em um momento de grande produção e disseminação de conhecimento, resultante do desenvolvimento tecnológico ocorrido nas últimas décadas. Assim, é fundamental que o sistema de educação brasileiro seja contemplado com elaborações de políticas públicas que proporcione a inclusão digital e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. Mesmo sabendo que o consumo de computadores aumenta constantemente a cada dia, ainda é muito comum encontrar pessoas excluídas digitalmente tanto pela falta de acessibilidade tecnológica quanto pela lacuna de conhecimento para usar essas tecnologias. Esse fenômeno da exclusão digital acontece inclusive entre os profissionais que atuam na educação que não conseguiram acompanhar sozinho todo esse processo de mudanças. Desta forma essa pesquisa se justifica pela importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação e tem como objetivo principal analisar e descrever os motivos pelos quais professores se negam a utilizar o computador como ferramenta didática dentro da rede pública de ensino. Para isso, fora necessário a realização de uma pesquisa de campo em uma escola municipal de ensino fundamental em Ariquemes –RO. E tendo como participantes da analise metodológica (qualitativa e quantitativa) vinte e um (21) professores que fazem parte do plantel da escola. Após todo o trabalho de pesquisa bibliográfico e de campo, concluiu-se que muitos professores ainda se opõem a empregar as TICs pedagogicamente em suas aulas, mesmo com a iniciativa do governo federal na aplicação de políticas públicas de inclusão digital (ProInfo) para a comunidade escolar brasileira mediante as formações continuadas (ProInfo Integrado).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-10-04T00:31:56Z No. of bitstreams: 1 Santana, Rafael Littig.pdf: 1039059 bytes, checksum: 6ab556fe3fc07c177498334cb6fbe5f6 (MD5)en
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dc.subjectTecnologias de informação - Escolaspt_BR
dc.subjectInclusão digital - Exclusão digitalpt_BR
dc.subjectFormação continuada - Educaçãopt_BR
dc.titleA utilização das TICs como proposta de políticas públicas de inclusão digital na educação.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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