Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Alessandra Cristinie Fernandes-
dc.date.accessioned2021-10-14T15:22:27Z-
dc.date.available2021-10-14T15:22:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3402-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo entender como alguns gestores do município de Vilhena compreendem a gestão democrática neste município a partir de suas concepções, e a partir disso apresentar um pouco da história da educação no Brasil, bem como as concepções de gestão escolar segundo alguns autores e como tudo isso refletiu nos processos de educação durante a evolução de nosso país. A partir das grandes revoluções e mudanças políticas no país é que ocorre um grande avanço na educação, em se tratando de legislação que é a gestão democrática nas escolas. Procuramos entender a partir desse cenário de que forma a gestão democrática escolar vem sendo aplicada e entendida por dois gestores de escolas públicas estaduais e como tem sido colocado em prática o que a legislação preconiza. Utilizamos como referenciais teóricos autores como: PARO (2005), LUCK (1996, 2006, 2007, 2009), LIBÂNEO (2004), PILETTI (1996) entre outros, bem como entre outros, bem com legislações: Lei de Diretrizes e Base, Art. 12, 14 e 15, e a Constituição Federal do Brasil 1988, entre outros documentos e artigos que nos auxiliaram na busca de conceitos teóricos que sustentassem nosso tema. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a pesquisa qualitativa de cunho exploratório com a aplicação de entrevistas feitas a dois gestores de escolas públicas. Como nosso intuito foi reconhecer como o professor compreende o conceito de gestão pública, podemos dizer que dos resultados obtidos, concluímos que os resultados obtidos, concluímos que nas duas escolas em que fizemos as entrevistas, os gestores demonstraram estar atuando dentro do que preconiza a lei, exercendo seus trabalhos de acordo com a gestão democrática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2020-01-09T12:12:19Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA ALESSANDRA CRISTINIE FERNANDES FERREIRA - GESTÃO DEMOCRÁTICA.pdf: 9266224 bytes, checksum: 7f428bf272beb4a13d68364edce62da4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by PATRICIA CARDOSO (patricia.mello@unir.br) on 2020-02-13T12:25:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA ALESSANDRA CRISTINIE FERNANDES FERREIRA - GESTÃO DEMOCRÁTICA.pdf: 9266224 bytes, checksum: 7f428bf272beb4a13d68364edce62da4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by PATRICIA CARDOSO (patricia.mello@unir.br) on 2021-10-14T15:22:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA ALESSANDRA CRISTINIE FERNANDES FERREIRA - GESTÃO DEMOCRÁTICA.pdf: 9266224 bytes, checksum: 7f428bf272beb4a13d68364edce62da4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-14T15:22:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA ALESSANDRA CRISTINIE FERNANDES FERREIRA - GESTÃO DEMOCRÁTICA.pdf: 9266224 bytes, checksum: 7f428bf272beb4a13d68364edce62da4 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleGestão democrática: concepções da gestão escolar a partir do olhar de gestores do município de Vilhenapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ALESSANDRA CRISTINIE FERNANDES FERREIRA - GESTÃO DEMOCRÁTICA.pdf9,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.