Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3416
Título: Avaliação microbiológica de cortes de Jacaretinga (Caiman crocodilos) e Jacaré-açu (Melanosuchus niger) da cooperativa da RESEX Lago do Cuniã (COOPCUNIÃ).
Autor(es): Braz, Alex Junior Vervloet
Palavras-chave: fungos
manipulação
psicrotróficos
Data do documento: 2019
Citação: BRAZ, Alex Junior Vervloet. Avaliação microbiológica de cortes de Jacaretinga (Caiman crocodilos) e Jacaré-açu (Melanosuchus niger) da cooperativa da RESEX Lago do Cuniã (COOPCUNIÃ). 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2019.
Resumo: A carne dos jacarés possui excelente qualidade nutricional, é muito atrativa ao paladar e tem chegado cada vez mais à mesa dos brasileiros. Quando um alimento é beneficiado para consumo, é imprescindível os requisitos de qualidade e segurança. Assim, o objetivo foi analisar psicrotróficos, bolores e leveduras em cortes de duas espécies de jacarés, jacaré-açu (Melanosuchusniger) e jacaretinga (Caimancrocodilus), explorados na ResexdoLago do Cuinã, Porto Velho – Rondônia. Para análises foram utilizados dois métodos plaqueamento em superfície, empregando-se ágar PCA (psicrotróficos) e ágar batata acidificado (bolores e leveduras). Os valores para os psicrotróficos, variaram entre os cortes e entre as duas espécies de jacarés analisadas, variaram entre o valor mínimo <1.0 log UFC/g e o valor máximo 3.0 log UFC/g e para os fungos e leveduras variou entre <1.0 UFC/g e 2,21 log UFC/g. Deste modo os microrganismos analisados entre as duas espécies e os diferentes corte demonstraram estar dentro dos padrões adotados pela legislação indicando deste modo o uso de Boas Práticas no frigorífico da Resex.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Presidente Médici, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Pesca. Orientadora: Prof.ª Dra. Rute Bianchini Pontuschka
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3416
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRAZ, ALEX JUNIOR VERVLOET TCC 23-11-2020Alex Junior_.pdfArquivo principal1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.