Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3417
Título: Inclusão de aditivos naturais na alimentação de alevinos tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier,1818)
Autor(es): Ramos, Felix Aparecido
Palavras-chave: alimentação
alevinos
piscicultura
aditivos naturais
Data do documento: 2019
Citação: RAMOS, Felix Aparecido. Inclusão de aditivos naturais na alimentação de alevinos tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier,1818). 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2019.
Resumo: A produção de pescado tem grande potencial nacional, no entanto é necessário avanço no cultivo no que se refere ao seu melhoramento genético e nutricional. Com isso a inclusão de fontes de alimentos alternativos em dietas é necessária, a fim de satisfazer exigências nutricionais. E com isso o objetivo da utilização de aditivos é atuar como um fator positivo de desempenho zootécnico, e na eficiência da ração. A presente pesquisa teve um delineamento com 4 tratamentos (ração controle, ração + alho, ração + gengibre e ração + gengibre + alho) e 3 repetições. As variáveis analisadas foram peso (g), comprimento total (mm), comprimento padrão (mm), consumo (g), ganho de peso (g), ganho comprimento total (mm), ganho comprimento padrão (mm), conversão alimentar e por final sobrevivência (%). As variáveis avaliadas nessa pesquisa demostraram que os peixes (Colossoma macropomum) ofereceram resposta semelhantes entre os tratamentos (Tabela 2). Alternativas com adição de aditivos na ração têm se mostrado com resultados positivos sobre o desempenho de peixes podendo proporcionar resultados benéficos excelentes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Pesca da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito para a obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Orientador: Prof. M.e Ricardo Henrique Bastos de Souza Coorientador: Filipe dos Santos Cipriano
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3417
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMOS, FÉLIX APARECIDO Felix Tcc Final Corrigido.pdfArquivo principal599,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.