Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3420
Título: Efeitos da ginástica laboral na flexibilidade de docentes em uma escola de ensino médio
Autor(es): Rabaioli, Eloysa Fonseca
Palavras-chave: Flexibilidade
Ginástica laboral
Motivação
Data do documento: 2019
Citação: RABAIOLI, Eloysa Fonseca. Efeitos da ginástica laboral na flexibilidade de docentes em uma escola de ensino médio. 2019. 35f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: A flexibilidade é uma das capacidades físicas (CF) mais importantes, sendo diretamente ligada a aptidão física. Desta forma, pensando em qualidade de vida (QV), todos os exercícios físicos que estimulam a amplitude máxima do movimento, auxiliam na melhoria dessa capacidade física. O presente estudo teve como objetivo geral, investigar o efeito da ginástica laboral (GL) na melhoria flexibilidade. Esse trabalho caracteriza-se como pesquisa longitudinal de abordagem quantitativa equalitativa. Participaram da pré-coleta 11 indivíduos do sexo feminino, com média deidade de 50 ± 8,41 anos, nomeados como grupo ginástica laboral (GGL). Os participantes do grupo GGL foram submetidos a 8 sessões de GL, sendo a 1ª e 8ª a coleta do pré e pós teste de flexibilidade, através do teste de sentar e alcançar no Banco de Wells usando o protocolo de classificação de CSTF (1986). As 6 sessões restantes, foram aplicadas três vezes por semana, com duração de 15 minutos, com ênfase em exercícios de alongamento que estimulassem o ganho máximo de amplitude articular. Os resultados obtidos mostraram que houve melhoria nos níveis de flexibilidade dos indivíduos. Entretanto, pela classificação de CSTF (1986), em 9 indivíduos esses avanços não apontaram melhorias. Conclui-se que através das aulas de GL os níveis de flexibilidade podem ser mantidos ou melhorados, de acordo com a forma e a quantidade de aplicação das sessões.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Dr. José Roberto de Maio Godoi Filho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3420
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___ELOYSA_RABAIOLI.pdf819,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.