Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3423
Título: A necessidade do profissional de custos nas indústrias de confecções e atacados de utilidades nas cidades de Cacoal-RO e Pimenta Bueno-RO
Autor(es): Souza, Alex Alexandre dos Santos
Palavras-chave: Profissional de custos
Estratégias.
Gestão
Informação contábil
Data do documento: 7-Out-2021
Citação: SOUZA, Alex, Alexandre, Santos. A necessidade do profissional de custos nas indústrias de confecções e atacados de utilidades nas cidades de Cacoal-RO e Pimenta Bueno-RO. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade do Federal de Rondônia, Cacoal, 2021.
Resumo: As constantes mudanças que atingem o cenário econômico, sejam pelo surgimento de novas formas de prestação de serviço ou pelo crescimento exponencial de ferramentas tecnológicas, exigem de grandes e pequenos empreendedores capacidades adaptativas cada vez maiores. Independentemente da atividade administrativa desempenhada, saber se posicionar frente às novas tendências do mercado é, mais do que nunca, um requisito indispensável ao sucesso de empreendimentos, e é nesse contexto que o papel exercido pelo profissional de custos se revela extremamente necessário. Isso posto, a presente pesquisa teve por objetivo recolher informações substanciais sobre o trabalho realizado por esse profissional em indústrias de confecções e atacados de utilidades nas cidades de Cacoal e Pimenta Bueno, ambas localizadas no estado de Rondônia. Não obstante muitas das organizações que participaram da pesquisa tenham o porte de microempresas e ainda não disponham de condições necessárias para manter em seu quadro de funcionários um profissional de custos – embora tenha-se evidenciado a possibilidade da realização de parcerias com o intuito de obter esse tipo de consultorias –, constatou-se que a prestação desse serviço representa uma parcela significativa do sucesso das organizações que a adotam. Quanto à metodologia, foram realizadas entrevistas semiestruturadas através de formulários minuciosamente organizados sob a perspectiva da abordagem qualitativa, além do emprego do procedimento exploratório e descritivo. Tais ferramentas de pesquisa permitiram o alcance do objetivo estipulado para a pesquisa, concluindo que o profissional de custos gera mais alternativas de estratégias para os gestores, resultando maiores vantagens sobre a concorrência no mercado.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Dr. Cleberson Eller Loose
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3423
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Alex Alexandre.pdf693,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador