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dc.contributor.authorFerreira, Marcos Vinícius-
dc.date.accessioned2021-11-03T11:53:15Z-
dc.date.available2021-11-03T11:53:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcos Vinícius. Análise qualitativa das grades curriculares (1999, 2012 e 2017) do Curso de Formação Profissional de Licenciatura em Educação Física da Unir. 2021. 53f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3429-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. José Roberto de Maio Godoi Filho.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que o presente estudo pretende analisar as mudanças realizadas pelo Núcleo Docente Estruturante da Universidade Federal de Rondônia nas grades curriculares ao longo das reformulações para atenderem as Diretrizes Curriculares Nacionais das versões de 2004 e 2015, a fim de investigar as mudanças ocorridas no curso de educação física da UNIR ao longo das duas atualizações das DCN’s acima citadas para formação profissional em Educação Física. Para tanto, é necessário observar a disposição da organização das disciplinas na grade curricular do curso de Educação Física ao longo das duas reformulações, comparar as disciplinas das grades curriculares do curso de Educação Física ao longo das reformulações das DCN’s e discutir a grade curricular do curso após essas reformulações. Realiza-se, então, uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa de análise documental, realizada através da revisão das grades curriculares do curso de formação profissional de licenciatura em Educação Física, vinculado ao Departamento de Educação Física da UNIR. Diante disso se observa que não ocorreram mudanças significativas nas ementas das grades de 1999 a 2017, que ocorreram ínfimas mudanças na disposição das disciplinas, e que tais mudanças não alteraram a configuração do curso no passar dos anos e que as atualizações dos Projetos Pedagógicos de Curso não conseguiram atender, em sua plenitude, as exigências legais, constatamos que as alterações ocorreram apenas por uma imposição legal e não por convicção dos que o fizeram de que esse seria o norte a ser seguido a partir daquele momento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-11-03T11:52:39Z No. of bitstreams: 1 Marcos_TCC_versao_final.pdf: 1194692 bytes, checksum: 2263e1c59a5db04cf4e8d3d00eddc2fb (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-03T11:53:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcos_TCC_versao_final.pdf: 1194692 bytes, checksum: 2263e1c59a5db04cf4e8d3d00eddc2fb (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectDiretriz curricularpt_BR
dc.subjectGrade curricularpt_BR
dc.titleAnálise qualitativa das grades curriculares (1999, 2012 e 2017) do Curso de Formação Profissional de Licenciatura em Educação Física da Unirpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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