Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3430
Título: Avaliação de ozonização para pós-tratamento de efluente de laticínios.
Autor(es): Almeida, Jhonatan Caio Serafim de
Palavras-chave: Oxidação
DQO
Eficiência
Data do documento: 2021
Citação: ALMEIDA, Jhonatan Caio Serafim de. Avaliação de ozonização para pós-tratamento de efluente de laticínios. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2021.
Resumo: A produção leiteira do estado de Rondônia vem crescendo a cada ano. Parte do leite produzido é processado em agro indústria de laticínios, que no decorrer do processo produtivo junto a limpeza de equipamentos e instalações resulta em efluente industrial com elevada carga orgânica, sendo necessária sua redução para o lançamento final em corpos hídricos afim de evitar eutrofização. Neste contexto o presente trabalho teve o objetivo de realizar o pós tratamento do efluente através do Processo Oxidativo Avançado (POA) com aplicação do ozônio (O3) variando pH e temperatura para obter a eficiência do processo e fazer comparação os resultados obtidos com os valores da normativas de lançamento de efluente vigentes CONAMA nº 357/05, e nº 430/11 e CONSEMA nº 355/17. Através das análises laboratoriais dos parâmetros físico-químicos DQO, nitrito, nitrato, nitrogênio amoniacal e cor. O processo de pH 10 a 25ºC foi mais eficiente em relação as outras variáveis, sendo que em 20 minutos alcançou uma eficiência de 60% na remoção da DQO, porém não houve redução significativa de nitrato e nitrogênio amoniacal. A ozonização não teve a capacidade de reduzir todas as formas nitrogenadas, porém obteve sucesso na clarificação do efluente e 60% de remoção da DQO, mas é ideal que o processo ocorra em temperatura e pH natural, para minimizar a inserção de ácidos e bases.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Sob a orientação do Prof. Dr. Alberto Dresch Webler.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3430
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FINAL_Jhonatan_Caio_Serafim_de_Almeida.pdfTrabalho de Conclusão de Curso917,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.