Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3438
Título: Contribuição do Projeto Rural Sustentável (PRS) para a recuperação de áreas degradadas em propriedades da agricultura familiar no município de Buritis/RO
Autor(es): Mateus, Josimar dos Santos
Palavras-chave: Sustentabilidade
Sistemas agroflorestais
Agricultura familiar
Data do documento: 2021
Citação: MATEUS, Josimar dos Santos. Contribuição do Projeto Rural Sustentável (PRS) para a recuperação de áreas degradadas em propriedades da agricultura familiar no município de Buritis/RO. 2021. 143f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: No desafio e anseio global pela sustentabilidade na agricultura, encontram-se dois extremos: de um lado a demanda por alimentos à medida que as populações crescem e aumentam seu poder econômico, do outro, as ocorrências climáticas que limitam o processo de produção. Embora existam estudos que apontem a importância de modelos com alternativas de diversificação da produção nas propriedades rurais, diversos fatores influenciam sua implementação e sustentabilidade, principalmente, quando se trata de propriedade da agricultura familiar. A pesquisa considerada descritiva segue a natureza qualitativa e lógica dedutiva. Os indicadores e fatores são utilizados para avaliar a contribuição do Projeto Rural Sustentável (PRS) para a recuperação de áreas degradadas em propriedades da agricultura familiar com Sistemas Agroflorestais (SAF) do município de Buritis/RO que utilizam sistemas de produção capazes de trazer benefícios ambientais e socioeconômicos às propriedades. As entrevistas do questionário semiestruturado foram aplicadas a 03 Agentes de Assistência Técnica e 18 famílias de produtores rurais. O Projeto Rural Sustentável (PRS) incentivou a recuperação de áreas degradadas nas pequenas e médias propriedades por meio de fomento e assistência técnica a produtores da agricultura familiar, com adoção de tecnologias para melhorar a gestão da terra e das florestas, reduzir a pobreza, conservar a biodiversidade e proteger o clima, principalmente aquelas com base nos Sistemas Agroflorestais (SAF) incluindo a integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Os SAF nas unidades entrevistadas têm como objetivo principal o sombreamento e a recuperação de área degradada. Além de preservar espécies nativas, principalmente frutíferas, o SAF tem desempenhado melhor produtividade e renda familiar, que garante uma sustentabilidade ambiental ao passo que áreas degradadas são recuperadas. Os SAF assumem papel social, econômico e ambiental estratégico no grupo de produtores estudado, além das características, fatores técnicos/biofísicos e políticas públicas do PRS que favoreceram a sua implantação. A Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) nas propriedades rurais depende primeiramente de uma fonte de financiamento, campanhas de educação e conscientização com todos os atores envolvidos. Neste sentido, foi importante a participação das organizações locais e o compartilhamento de informações essenciais aos agricultores familiares. De modo geral, os fatores de adoção de SAF constatados nesta pesquisa são em maior parte questões relacionadas à ordem econômica e produtiva. No entanto, a função protetiva é visível nos sistemas adotados. Conclui-se, que os SAF/iLPF apresentaram-se como alternativas na Recuperação de Áreas Degradadas nas propriedades estudadas da Agricultura Familiar no município de Buritis/RO, Amazônia.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Theophilo Alves de Souza Filho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3438
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao_josimar.pdf5,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.