Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3442
Título: A reinserção, pelo INSS – Instituto Nacional da Seguridade Social, das pessoas com deficiência física no mercado de trabalho no Município de Cacoal, RO
Autor(es): Beling, Robson Moreira
Palavras-chave: Habilitação
Reabilitação
INSS
Data do documento: 8-Out-2021
Citação: BELING, Robson Moreira. A reinserção, pela previdência social, das pessoas com deficiência física no mercado de trabalho no município de Cacoal, RO. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2021.
Resumo: Habilitação e Reabilitação são direitos dos beneficiários, incapacitados parcial ou totalmente para o trabalho, independente de carência, sendo um dos meios indicados para a reinserção no mercado de trabalho e na sociedade. Objetivou-se com esta pesquisa verificar a funcionalidade da reabilitação profissional das pessoas com deficiência física do município de Cacoal - RO por intermédio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), com os objetivos específicos de analisar a legislação acerca da reabilitação profissional por intermédio da Previdência Social, realizar um levantamento dos segurados atendidos pelo INSS do município de Cacoal – RO, além de identificar a forma adotada pela agência para a realização da reabilitação profissional. O método aplicado é o dedutivo e a abordagem qualitativa. A pesquisa é exploratória descritiva, documental, de campo e bibliográfica. A técnica para a coleta de dados foi a entrevista com aplicação de questionário, dispondo de questões abertas e semiabertas. Averiguou-se que perante a Legislação competente, a reabilitação profissional segue determinações especificas durante esse processo, entretanto muitos doutrinadores entendem que estas não acompanham a realidade do segurado, suas necessidades e seus impedimentos. Na forma de reabilitação adotada, há somente a realocação de função para o segurado que já tenha um vínculo empregatício. Considerando que não foi possível chegar a conclusões mais específicas devido à ausência de respostas da entrevistada, apenas com os dados levantados com essa pesquisa, não se pode afirmar se de fato está sendo acatado na totalidade o que estabelece a legislação, para fazer tal afirmação seria necessário realizar um estudo mais aprofundado.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Ma. Simone Maria Gonçalves de Oliveira Ulian.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3442
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Robson Moreira.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador