Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3443
Título: Orçamento Público Municipal: participação da sociedade na sua elaboração do Município de Presidente Médici/RO.
Autor(es): Souza, Rone Rouxinol de
Palavras-chave: Participação
Sociedade
Democracia
Orçamento público
Data do documento: 8-Out-2021
Citação: SOUZA, Rone Rouxinol. Orçamento público municipal: participação da sociedade na sua elaboração em Presidente Médici-RO. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2021.
Resumo: : No Brasil, o orçamento público é utilizado para gerenciar e controlar a aplicação dos recursos públicos e monitorar os gastos realizados pelo governo. Para isso, conta com três instrumentos de planejamento em todas as esferas da Administração Pública, sendo eles: O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), além disso sua elaboração tem que estar de acordo com a lei de responsabilidade fiscal. O objetivo geral da pesquisa foi verificar se existia participação da sociedade na elaboração do orçamento público em Presidente Médici-RO. Realizou-se um estudo qualitativo por meio de um questionário aplicado ao secretário da fazenda, além da pesquisa bibliográfica e documental. A partir deste estudo e da pesquisa realizada sobre participação população no Município de Presidente Médici-RO na elaboração do orçamento público, ficou demonstrado que, apesar de existir a previsão legal sobre o assunto, e além de ser um mecanismo de extrema importância para sociedade, a participação da população na elaboração orçamentária ainda não é uma realidade no município, além disso, em outras regiões brasileiras o tema ainda é pouco discutido na comunidade. Com o resultado, a pesquisa pretende despertar a consciência da sociedade acerca dos seus direitos e deveres em virtude de que o fortalecimento da democracia deve ser manifestada no orçamento participativo, tendo o cidadão um sujeito ativo na elaboração orçamentária do seu município.
Descrição: trabalho de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Me. Rogério Simão
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3443
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rone Rouxinol.pdf504,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador