Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3447
Título: Comunidades perifíticas uma abordagem teórica
Autor(es): Agripino, Josiane Vilela
Palavras-chave: perifíton
biofilme
alimentação natural
ciclagem de Nutrientes
organismos aquáticos
Data do documento: 2019
Citação: AGRIPINO, Josiane Vilela. Comunidades perifíticas uma abordagem teórica. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2019.
Resumo: A contribuição da comunidade perifítica para a produtividade primária no ambiente aquático por muito tempo foi desconhecida. O presente trabalho teve como objetivo avaliar na literatura atual a importância das comunidades perifíticas, identificando suas funções no ambiente aquático e sua produção artificial, no intuito de avaliá-las como alimento natural para espécies entre as produções aquícolas. Essas comunidades desempenham um papel importante nos corpos d'água, não apenas como produtores primários e fonte de energia para maiores níveis, mas também afetando na ciclagem de micronutrientes. Exercem importante papel na base de cadeias alimentares em muitos ecossistemas aquáticos e contribuem significativamente mais para a nutrição da epifauna aquática do que os tecidos das macrófitas aquáticas. A maior parte do nitrogênio e do fósforo adicionados aos sistemas é perdida para o ambiente, podendo ocasionar a eutrofização de corpos d’água. O perifíton é capaz de assimilar estes nutrientes da coluna d’água, funcionando como um depósito temporário de nutrientes, ajudando na diminuição da concentração de compostos causadores de eutrofização. Para um melhor desempenho do perifíton são utilizados substratos, que podem ser classificados em dois, sendo os substratos naturais, geralmente incluem plantas submersas ou partes de plantas, rochas e sedimentos; e os artificiais incluem lâmina de vidro, bambu, bagaço de cana, folhas polietileno etc. O perifíton constitui importante fonte complementar de alimento para as cadeias tróficas. Desta forma, é possível compensar a menor ingestão de ração com a oferta de alimento natural (perifíton) de alto valor nutricional, conferindo melhor desempenho produtivo dos peixes.
Descrição: Monografia apresentada ao departamento de Engenharia de Pesca, Fundação Universidade Federal de Rondônia Campus de Presidente Médici, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Pesca. Orientador: Prof. Dr. Donovan Filipe Henrique Pinto
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3447
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGRIPINO, JOSIANE VILELA. COMUNIDADES PERIFÍTICA UMA ABORDAGEM TEÓRICA.pdfArquivo principal821,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.