Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3448
Título: Análises de viabilidade econômica para o cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier, 1818) em viveiro escavado no município de Urupá – Rondônia
Autor(es): Martins, Lincoln Pereira
Palavras-chave: colossoma macropomum
lucratividade
piscicultura
viabilidade econômica
Data do documento: 2019
Citação: MARTINS, Lincoln Pereira. Análises de viabilidade econômica para o cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier, 1818) em viveiro escavado no município de Urupá – Rondônia. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2019.
Resumo: O presente estudo objetivou analisar a viabilidade econômica de uma piscicultura localizada no município de Urupá-RO administrada em viveiros escavados, para engorda de tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier, 1818), por meio dos indicadores econômicos, com ênfase no período de retorno de capital (Payback), valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR). Nessas perspectivas comparar indicadores econômicos obtidos neste estudo com projeções das análises de custos de um estudo realizado no período de 2009 a 2014 no mesmo empreendimento. Além de fazer projeções para mais cinco anos de produção a partir do ano de 2019 no que se refere à viabilidade financeira do empreendimento. Os dados analisados apresentaram que custos com ração para engorda integraram 81,06% dos custos, o empreendimento obteve Payback de cinco anos e seis meses, uma média de índice de lucratividade de 46,18%. No entanto a taxa interna de retorno expressou-se acima da taxa mínima de atratividade chegando ao sexto ano com 17,0% e valor presente líquido positivo para o sexto ano de cultivo de R$ 21.098,41. Comparando os valores dos indicadores econômicos obtidos neste estudo com as projeções realizadas no estudo anterior referindo-se ao mesmo período, os dados analisados mostram que o VPL obtido com valores reais ficou, em todos os anos analisados, acima das projeções e a TIR ficou em média 1,0% superior, em cada ano de análise, em relação as projeções realizadas no estudo anterior, ambos indicadores se mostraram cronologicamente crescentes. As projeções realizadas no presente estudo demonstram viabilidade operacional ao longo do tempo. Portanto, de acordo com as análises e cálculos realizados, a piscicultura possui viabilidade econômica para investimento, porque o valor empregado na atividade é recuperado, com potencial de gerar excedente e se manter exequível como sistema produtivo ao longo do tempo.
Descrição: Monografia submetida à coordenação do curso de graduação em Engenharia de Pesca, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Presidente Médici, como parte dos requisitos para obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Orientador: Prof. Dr. Clodoaldo de Oliveira Freitas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3448
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARTINS, LINCOLN PEREIRA tcc com ficha catalográfica pdf.pdfArquivo principal1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.