Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3449
Título: Rendimento de carcaça, resíduos e cortes comerciais do pirarucu (Arapaima gigas) em diferentes classes de peso
Autor(es): Andrade, Lucas Henrique Vieira
Palavras-chave: rendimento
viabilidade econômica
agroindústria
plataforma web
piscicultura
Data do documento: 2019
Citação: ANDRADE, Lucas Henrique Vieira. Rendimento de carcaça, resíduos e cortes comerciais do pirarucu (Arapaima gigas) em diferentes classes de peso. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2019.
Resumo: O peixe é um alimento rico em nutrientes e proteínas de qualidade, sendo cada vez mais requisitado em todo o mundo devido aos seus inúmeros benefícios. A padronização na produção de cortes também é uma demanda dos mercados cada vez mais exigentes, que busca o melhor pescado em termos de rendimentos e menor quantidade de resíduos. Com isso, objetivo desse estudo foi definir um sistema de classificação para o pirarucu (Arapaima gigas), devido sua importância no cenário da piscicultura na Amazônia Ocidental e no país. O estudo foi desenvolvido nos dois frigoríficos de pescado com maior volume de processamento no estado, entre 2017 e 2019. Ao todo, foram registrados dados de 380 peixes, com peso variando de 4,7 a 48,2 kg. Foram avaliados os rendimentos de cortes comerciais e as medidas morfométricas em sete classes de peso corporal: classe 1 – abaixo de 8 kg; classe 2 – de 8,1 a 11 kg; classe 3 – de 11,1 a 14 kg; classe 4 – de 14,1 a 18 kg; classe 5 – de 18,1 a 23 kg; classe 6 – de 23,1 a 32 kg e classe 7 – acima de 32 kg. Foi realizado o teste de Kruskal-Wallis (α=0,05) para a comparação das médias dos rendimentos entre as classes de peso. Para verificar a correlação entre as medidas morfométricas e os rendimentos, procedeu-se o teste do coeficiente de correlação de Spearman (α=0,05). Para a obtenção do lucro em cada uma das classes em razão do corte produzido, realizou-se uma análise econômica simples, considerando apenas o custo de compra do peixe. As classes de 1 a 6 apresentaram maiores rendimentos de manta e as classes 1 e 2 a menor produção de resíduos. O rendimento de mignon e filezinho é maior nas classes 4, 5 e 6, enquanto o rendimento de lombo e de resíduos não diferiu entre as classes. A produção dos cortes apresentou maior retorno econômico do que a produção de manta em todas as classes, mas não recomenda-se levar a produção de pirarucu acima de 32 kg. A medida CirM possui correlação moderada positiva com o rendimento de manta, podendo ser utilizada na determinação dos rendimentos desse corte. Todos os dados foram incluídos em plataforma web, compondo o sistema de classificação, para auxiliar produtores e agroindústrias nas tomadas de decisões.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia de Pesca da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Orientadora: Profa. Dra. Jucilene Cavali
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3449
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRADE, LUCAS HENRIQUE VIEIRA RENDIMENTO DE CARCAÇA, RESÍDUOS E CORTES COMERCIAIS DO PIRARUCU EM DIFERENTES CLASSES DE PESO.pdfArquivo principal1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.