Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3452
Título: Exploração de quelônios do gênero podocnemis na Amazônia Brasileira
Autor(es): Reis, Thaisa Cristina
Palavras-chave: conservação
manejo
ordem testudinata
quelônios
Data do documento: 2019
Citação: REIS, Thaisa Cristina. Exploração de quelônios do gênero podocnemis na Amazônia Brasileira. 2019. 43 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2019.
Resumo: Quelônios são recursos historicamente explorados por populações humanas nos ecossistemas aquáticos amazônicos. No Brasil são encontradas 36 espécies ocorrentes em ecossistemas terrestres e aquáticos. Para as 29 espécies que ocorrem em água doce, 16 são encontradas na Amazônia brasileira, reunidas em cinco famílias. Dentre estas espécies, as pertencentes ao gênero Podocnemis (P. expansa, P. unifilis, P. sextuberculata e P. erythrocephala) se destacam, devido a sua exploração pelo homem na coleta de ovos, caça extrativista, e exploração dos animais adultos para o consumo por populações tradicionais, além de serem exploradas para o comércio ilegal de carne, ovos e outros recursos provenientes das espécies citadas. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo compilar dados quanto à exploração do gênero Podocnemis (Ordem Testudinata) na Amazônia brasileira, abordando às características das espécies, aspectos legais dessa exploração, sistemas de manejo, peculiaridades da cadeia produtiva e seus produtos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus de Presidente Médici, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Pesca. Orientador: Prof. M.e Ricardo Henrique Bastos de Souza Coorientador: M.e Wesclen Vilar Nogueira
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3452
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REIS, THAISA CRISTINA PEREIRA DOS TCC_THAISA_FINAL CORRIGIDO.pdfArquivo principal1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.