Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSá, Mirlene Batista-
dc.date.accessioned2021-11-18T16:09:49Z-
dc.date.available2021-11-18T16:09:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSÁ, Mirlene Batista. O ethos discursivo em respostas de empresas no site Reclame Aqui. 2021. 97f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3458-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. Lucas Martins Gama Khalil.pt_BR
dc.description.abstractEm todo ato de enunciação há a construção de imagens, representações socialmente constituídas e avaliadas pelos sujeitos em interação. Nos estudos retóricos e do discurso, a representação avaliada do locutor pelo destinatário recebe o nome de ethos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a constituição do ethos empresarial considerando o discurso apresentado em tratativas a reclamações sobre serviços e produtos no site Reclame Aqui, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa e, especificamente, do ethos discursivo teorizado por Dominique Maingueneau. A noção de ethos apresentada por Maingueneau busca refletir sobre o processo de adesão do discurso pelos sujeitos considerando, também, o estabelecimento de uma cena de enunciação. A cena de enunciação é formada por três cenas complementares entre si: cena englobante, cena genérica e cenografia, que corroboram para a construção do ethos.Os valores sócio-imaginários partilhados remetem a um mundo ético que engendra a figura do enunciador/fiador, sustentando-se em estereótipos para incorporação e adesão do ethos, que não pode ser apreendido fora de uma enunciação histórico e socialmente determinada. O ethos está vinculado à instância enunciativa e, para Maingueneau, todo texto, seja ele escrito ou oral, apresenta uma voz, um modo de enunciar, que confere ao enunciador um tom, uma identidade que legitima o seu modo de dizer. O corpus do presente trabalho é composto por 10 respostas de empresas a reclamações recebidas e registradas no site Reclame Aqui, selecionadas em cinco categorias de atuação, sendo analisada uma resposta de uma empresa de boa reputação e uma resposta de uma empresa de reputação regular ou ruim, nas seguintes categorias: bancos e financeiras; escolas, aplicativos; companhias aéreas e provedores de serviços de internet. Os resultados apontam que empresas com boa reputação apresentam respostas empáticas e assertivas que simulam uma interação com o reclamante, enquanto empresas com reputação ruim apresentam, em geral, respostas com tom protocolar e robotizado. Por trabalhar no campo da afetividade e de produções semióticas, em que uma maneira de dizer implica, imaginariamente, uma maneira ser, o ethos nem sempre se constitui da forma que foi almejado. A análise do corpus do presente trabalho, portanto, não cristaliza a representação constituída pelas empresas, mas contribui para refletir sobre a imagem que se produz em relação ao enunciador e sobre a possível relação, dentro do recorte analisado, entre essas representações e a reputação das empresas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-11-18T14:08:15Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 859240 bytes, checksum: 6488899a3e17b69fbaa534a959f6729c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-11-18T16:09:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 859240 bytes, checksum: 6488899a3e17b69fbaa534a959f6729c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-11-18T16:09:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 859240 bytes, checksum: 6488899a3e17b69fbaa534a959f6729c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-18T16:09:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 859240 bytes, checksum: 6488899a3e17b69fbaa534a959f6729c (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectReclamaçõespt_BR
dc.subjectDiscurso empresarialpt_BR
dc.subjectEthos discursivopt_BR
dc.titleO ethos discursivo em respostas de empresas no site Reclame Aquipt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf839,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.