Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3459
Título: A integração curricular politécnica frente às políticas de educação integral no município de Ariquemes
Autor(es): Ranucci, Adriana Martins Carneiro
Palavras-chave: Política educacional
Educação integral
Educação integral politécnica
Data do documento: 2019
Citação: RANUCCI, Adriana Martins Carneiro. A integração curricular politécnica frente às políticas de educação integral no município de Ariquemes. 2019. 240f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo analisar a integração curricular politécnica frente às políticas de educação integral implantadas no município de Ariquemes. Para alcançar esse propósito, lançou-se mão da técnica de leitura histórico-crítica para identificar concepções do currículo das teorias pedagógicas tradicionais, críticas, pós-críticas, bem como as implicações teórico-metodológicas dos currículos de experiências brasileiras significativas, entre as quais a Escola-Parque, o Centro Integrado de Educação Pública, o Centro Educacional Unificado e o Projeto Burareiro de Educação Integral. Além disso, também, buscou-se identificar as concepções curriculares das políticas de educação em tempo integral no período entre 1996 e 2016, expressas pela Lei 9.394/1996, Portaria Normativa Interministerial 17/2007, Lei 13.005/2014 e Portaria 1.145/2016. A pesquisa de campo foi operacionalizada por meio de observação participante, de entrevista e da aplicação de survey multifatorial, nas duas escolas, que constituem a base empírica desta pesquisa identificada pelos codinomes Canaã e Marechal Rondon, com a finalidade de apreender os processos educativos de integração curricular. Tendo por base os princípios epistemológicos da pedagogia histórico-crítica e da concepção politécnica de educação, a análise dos resultados chegou às seguintes conclusões: a) Nos projetos político-pedagógicos das escolas pesquisadas, a concepção de currículo, ainda que explicite orientação crítica, se encontra no âmbito das pedagogias tradicionais; b) No caso da escola, onde aconteceu a experiência do Projeto Burareiro de Educação Integral, existem algumas evidências da concepção curricular daquele projeto, mas prevalecem as noções curriculares do Projeto Burareiro em Tempo Integral e das políticas de educação integral expressas pelo Programa Mais Educação; c) A implementação da integração curricular politécnica, na forma como pensada no Projeto Burareiro de Educação Integral e desenvolvida em vários cursos de extensão pelo Grupo de Pesquisa CIEPES/UNIR, só seria possível se houvesse iniciativa oficial por parte do município; d) Por decorrência, concluiu-se que, tal implementação, está na dependência de superação dos entraves encontrados como a descontinuidade das políticas educacionais, a ausência dos investimentos pelo governo municipal, a inadequação da estrutura dos espaços físicos, o baixo investimento na formação dos profissionais envolvidos no processo educativo, a falta do planejamento coletivo e a alta rotatividade dos profissionais dos laboratórios e das atividades culturais.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3459
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf4,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.