Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3465
Título: Mais um dia [a]normal: lambe-lambe como denúncia a violência contra a mulher na Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Morão, Vitória Gonçalves
Palavras-chave: Intervenção
Violência contra a mulher
Denúncia
Data do documento: 2021
Citação: MORÃO, Vitória Gonçalves. Mais um dia [a]normal: lambe-lambe como denúncia a violência contra a mulher na Universidade Federal de Rondônia. 2021. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Artes Visuais, Departamento Acadêmico de Artes Visuais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Apresentou-se aqui a instalação artística “Mais um dia [a]normal” realizada pela autora em 2019 na Universidade Federal de Rondônia no campus de Porto Velho, que consiste em 12 lambe-lambes de silhuetas femininas que destacam narrativas reais de violência de gênero que ocorreram com mulheres nas dependências desta universidade e foram coletados a partir de um formulário eletrônico. O objetivo deste trabalho era demonstrar a ocorrência dessas violências no ambiente acadêmico e sua relação com a história de formação do estado, além de dialogar com artistas que utilizaram técnicas e linguagens em comum para tratar de vivências femininas na atualidade. Para tanto, utilizou-se a pesquisa em Artes Visuais proposta por Sandra Rey, conceitos de criação artística de Cecília Salles e o site-specific. Constatou-se que a herança colonial que afetou a formação do estado de Rondônia foi a do modelo patriarcal de sociedade. Alinhado aos fluxos migratórios que o estado sofreu, criou-se uma população majoritariamente masculina que desvalorizava o trabalho das mulheres, negando vários direitos a elas. Através de pesquisas e experiências da autora, foi visto que um desses espaços em que as mulheres sofrem investidas é na universidade; assim, a instalação começou a ser construída passando por diversas etapas como a seleção da técnica de lambe-lambe, do local de instalação ser em um espaço visível do campus, e dos elementos visuais necessários para a obra. Também foi visto artistas contemporâneas que contribuem para a luta das mulheres com suas produções. Após a instalação da “Mais um dia [a]normal” houve uma boa repercussão social no cotidiano da UNIR e nas redes sociais. Findou-se que foi de extrema importância a realização desse trabalho para mostrar a realidade que assola as mulheres presentes na única universidade federal de Rondônia, para fomentar reflexões nos atores acadêmicos, para gerar uma rede de apoio entre as mulheres que frequentam esse espaço e para incentivar trabalhos como este na Arte Contemporânea.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Acadêmico de Artes (DARTES), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Artes Visuais. Orientadora: Prof.ª Dra. Pritama Morgado Brussolo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3465
Aparece nas coleções:Artes Visuais (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf4,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.