Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3467
Título: Políticas públicas educacionais e sustentabilidade: o desenvolvimento de ações sustentáveis no estado de Rondônia
Autor(es): Moreira, Aparecida Margarida
Palavras-chave: Educação ambiental
Políticas Públicas
Sustentabilidade
Data do documento: 21-Jul-2021
Citação: MOREIRA, Aparecida Margarida. Políticas públicas educacionais e sustentabilidade: o desenvolvimento de ações sustentáveis no estado de Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação em Gestão Pública, Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Cacoal, 2021.
Resumo: : A análise e reflexão acerca de questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade mostram-se como discussões altamente relevantes, cuja natureza precisa ser inserida e vivenciada no processo educativo cotidianamente. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar as políticas públicas e ações (práticas) sustentáveis implementadas com foco em educação ambiental na educação básica da rede estadual de ensino de Rondônia. Desse modo, buscou-se, também, apresentar a relevância e implicações da temática proposta, bem como identificar e descrever as políticas públicas voltadas para a educação ambiental implementadas no âmbito educacional do Estado. O estudo foi desenvolvido via levantamento bibliográfico acerca do tema e por meio da utilização de questionário como instrumento para coleta de dados a partir do método dedutivo. Procurou-se, além de apresentar as práticas sustentáveis desenvolvidas pela SEDUC, via unidades escolares, refletir sobre sua implementação, avaliação, assessoria e acompanhamento como forma de melhor entender o sentido e importância que são dados ao tema no ambiente escolar e na educação pública, considerando que essa deve contemplar, em seus currículos, ações voltadas para a educação ambiental e sustentabilidade, a fim de que se constitua como processo de formação pessoal e social.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública. Orientadora: Professora Dra. Suzenir Aguiar da Silva
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3467
Aparece nas coleções:PGGP/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Aparecida.pdf909,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador