Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3470
Título: Políticas públicas e educação hospitalar: análise das ações desenvolvidas pelo núcleo de educação permanente num hospital de Cacoa
Autor(es): Pereira, Palas Atenas Uchôa
Palavras-chave: Educação permanente em saúde
Trabalho em Saúde
SUS
Data do documento: 12-Ago-2021
Resumo: Este artigo propõe apresentar uma análise sobre as dificuldades encontradas pelo Núcleo de Educação Permanente, no decorrer das atividades propostas, no município de Cacoal, no Hospital Regional de Cacoal, em Rondônia. Os objetivos específicos foram: caracterizar o Sistema de Educação Permanente, suas Políticas e Práticas no Brasil, descrever se a política atende a real necessidade dos profissionais de saúde e identificar os obstáculos para implantação e implementação do projeto de Educação Permanente. É um estudo exploratório de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi adquirida por meio dos relatórios das atividades educativas nos anos de 2019 e 2020 e entrevista semi estruturada realizada com a coordenadora do núcleo de educação permanente do Hospital Regional de Cacoal. Os resultados evidenciaram que essa política pública, desde sua implantação, encontra dificuldades para sua efetivação, tais como: falta de carga horária específica para que os colaboradores possam se capacitar, falta de recursos financeiros e humanos para compor a portaria, déficit de servidores, resistência dos colaboradores entre outros pontos abordados ao longo deste artigo. Desse modo, observa-se que existe a necessidade de um maior acompanhamento por parte dos pólos de Educação Permanente e também a necessidade de atualização da política, baseada nos problemas encontrados de modo mais recorrente nas Instituições.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão Pública. Orientador: Professor Me. Rogério Simão.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3470
Aparece nas coleções:PGGP/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Palas.pdf590,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador