Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3477
Título: Educadores ambientais na perspectiva do sujeito ecológico no estado de Rondônia
Autor(es): Oliveira, Luciara de Souza Bispo
Palavras-chave: Sujeito ecológico
Práticas educativas ambientais
Educadores ambientais
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, Luciara de Souza Bispo. Educadores ambientais na perspectiva do sujeito ecológico no estado de Rondônia. 2021. 196f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender como educadores ambientais da rede pública estadual de ensino no estado de Rondônia desempenham práticas educativas ambientais no contexto escolar e social na perspectiva do sujeito ecológico na concepção de Isabel Cristina Moura de Carvalho (2001). O referencial teórico compõe se de uma revisão bibliográfica a respeito da Educação Ambiental e especificamente do sujeito ecológico. Esta pesquisa é de natureza qualitativa com base na abordagem fenomenológica-hermenêutica. Utilizou-se da História Oral de Vida com enfoque nas narrativas, testemunhos e depoimentos combinada com a História Oral Temática, considerada por combinar experiências vivenciadas com atributos do narrador através de entrevistas gravadas, com cinco educadores ambientais do Estado de Rondônia. As entrevistas foram transcritas e analisadas com base nos fundamentos teóricos metodológicos da Educação Ambiental com base nos fundamentos do sujeito ecológico em Carvalho (2001): militância, como um traço marcante: atuação política, envolvimento ambiental, sensibilidades estéticas e afetivas; e também dimensões da militância, além das categorias de Campos e Cavalari (2017), persistência, envolvimento pessoal, motivação e superação. Observou-se através das narrativas que os educadores ambientais buscam em suas memórias a identificação com a Educação Ambiental, desde a infância, bem como as opções e vivências no ensino, além da escolha da vida profissional. Destaca-se também que o interesse pelo campo ambiental ocorreu no exercício da docência, opção profissional e existencial. Pode-se considerar que em relação à caracterização dos educadores ambientais como sujeitos ecológicos verificou-se que os mesmos possuem envolvimento pessoal e profissional, princípios, valores e atitudes que não se restringem somente à escola, pelo contrário, sua atuação é constante. Pode-se afirmar que os educadores ambientais participantes da pesquisa são considerados sujeitos ecológicos por apresentarem traços, valores e crenças com uma variedade de especificidades de projetos e ações ambientais, além de inspiração no exercício da docência.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3477
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.