Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3483
Título: Capas, paratextos editoriais, como estímulo à leitura
Autor(es): Resende, Maria Clara Rodrigues de
Palavras-chave: Paratexto Editorial
Literatura
Leitura
Data do documento: 2021
Citação: RESENDE, Maria Clara Rodrigues de. Capas, paratextos editoriais, como estímulo à leitura. 2021. 23f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Este estudo tem por objetivo discutir sobre a relevância das capas, paratextos editoriais na seleção de obras a serem lidas por leitores, a fim de demonstrar que os paratextos editoriais funcionam como meio de estímulo à leitura. Para isso, dentre outras questões, este estudo traz à discussão a 5ª edição da pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, edição de 2019, cujo tema é a leitura, sendo intitulada Retratos da Leitura no Brasil. A inclusão desta pesquisa neste estudo deve-se ao fato de que ela conta com dados referentes a paratextos literários. A pesquisa aqui proposta é de caráter bibliográfico, qualitativo, descritivo e exploratório. E para embasar esta discussão sobre leitura e paratextos editoriais, o texto apresenta autores como: Gérard Genette (2009), Rildo Cosson (2019), Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2019). Desse modo, esta pesquisa proporcionou constatar que os paratextos editoriais se fazem presentes no momento da escolha de uma obra e que eles são, em muitos casos, empregados como meio para orientar a escolha do leitor. Além disso, este estudo observou que dentre os fatores que instigam à leitura, conforme resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, tema ou assunto do livro, dicas de livros, título de livro (elemento paratextual), foram algumas das opções mais selecionadas pelos brasileiros em suas respostas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Línguas Estrangeiras (DALE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Letras Inglês. Orientadora: Profª Dr ª Andréa Moraes da Costa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3483
Aparece nas coleções:Letras Inglês (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdf763,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.