Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3484
Título: Eficácia antiparasitária de produtos quimioterápicos e fitoterápicos em tambaquis para o controle de neoechinorhynchus buttnerae (Golvan, 1956)
Autor(es): Pinheiro Júnior, Fábio
Palavras-chave: Aquicultura
Sanidade
Endoparasita
Alecrim
Cal
Data do documento: 2020
Citação: Pinheiro Júnior, Fábio. Eficácia antiparasitária de produtos quimioterápicos e fitoterápicos em tambaquis para o controle de neoechinorhynchus buttnerae (Golvan, 1956). 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2020.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia antiparasitária de produtos quimioterápicos e fitoterápicos em tambaqui, para o controle de Neoechinorhynchus buttnerae. O experimento foi realizado no Centro Experimental em Sanidade Animal (CESA), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Presidente Médici – RO. Utilizou-se 150 juvenis de tambaqui com peso médio de 73 gramas, acondicionados em 15 caixas de 1000L, ligadas a um sistema de recirculação de água, dotado de aeração constante, a uma densidade de estocagem de 10 peixes/U.E. As unidades experimentais foram distribuídas em dois tratamentos mais o grupo controle, com cinco repetições. Os produtos foram incorporados à ração, conforme o tratamento: alecrim (Rosmarinus officinalis) e cal (hidróxido de cálcio). Antes do início do experimento, realizou-se a coleta do tempo zero, para análise da intensidade parasitária, revelando a presença de organismos da espécie N. buttnerae, parasitando o trato gastrointestinal. Os resultados permitiram concluir que o uso do fitoterápico alecrim apresentou melhor eficácia terapêutica (-3,77%) no controle de endoparasita N. buttnerae. Foi possível observar que os tratamentos com alecrim (91,1 g) e cal (95,3 g), tiveram influência sobre o ganho de peso, apresentando perda de peso, o que pode ter sido influenciado pela presença de fatores antinutricionais no alecrim e falta de palatabilidade da ração com inclusão do cal. Possivelmente a realização de novos experimentos, testando novos produtos e/ou em novas condições experimentais, possam elucidar melhor as novas informações obtidas com esta pesquisa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Presidente Médici, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Pesca. Orientador(a): Prof.ª Drª. Bruna Rafaela Caetano Nunes Pazdiora
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3484
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.