Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3487
Título: Dinâmica nictimeral dos parâmetros limnológicos com e sem macrófitas aquáticas no cultivo de Pirarucu
Autor(es): Machado, Laressa Lopes
Palavras-chave: Pirarucu
Arapaima gigas
Oxigênio dissolvido
Temperatura
Data do documento: 2018
Citação: Machado, Laressa Lopes. Dinâmica nictimeral dos parâmetros limnológicos com e sem macrófitas aquáticas no cultivo de Pirarucu. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2018.
Resumo: Oscilações bruscas nos parâmetros de qualidade da água causa estresse nas espécies de peixes comerciais cultivados em viveiros escavados impactam diretamente na redução do consumo e de ganho de peso. Macrófitas aquáticas podem ser utilizadas para melhorar a qualidade de água e manter os parâmetros físicos químicos estáveis. Contudo, quando em excesso pode influenciar negativamente nas características limnológicas e sobrevivência dos animais. Objetivou-se avaliar o comportamento diurno e noturno dos parâmetros de qualidade da água de um viveiro escavado sob cultivo do Arapaima gigas na presença e na ausência de macrófitas aquáticas. Avaliou-se a cada duas horas, por 24 horas os parâmetros de oxigênio dissolvido (OD), pH, temperatura e condutividade (μs) da água de um viveiro escavado sob cultivo do Arapaima gigas na fase de crescimento com e sem a presença de macrófitas aquáticas. O estudo foi realizado no Centro de Piscicultura da Universidade Federal de Rondônia, no município de Presidente Médici. A presença de macrófitas proporcionou níveis mais altos (p<0,05), 2,34 vs 1,79 mg L-1; e mais estáveis de OD na água comparado a ausência das macrófitas. No período da manhã ocorreu maior e mais bruscas reduções de OD em água, chegando a 0,81 mg L-1 às 05:00 da manhã. A temperatura manteve-se estável nas 24 horas (p>0,05), apesar da presença das macrófitas reduzir em 0,5 oC a temperatura no período das 11:00h à 01:00h e aumentar em 0,4 oC das 03:00 h às 06:00 h da manhã. Na presença de macrófitas o pH manteve-se mais estável e alto, 6,62 vs 6,47, com mínima de 6,2 às 15:00h. Contudo, não foi influenciado pelo período do dia (p>0,05). A condutividade da água oscilou entre 40,0 e 44,0 μS cm-1 sendo mais elevada (p<0,05) na presença de macrófitas, 41,3 v s 42,4 μS cm-1, comparado a ausência destas. A presença de macrófitas no cultivo de espécie carnívora como o pirarucu é eficiente ao manter a qualidade de água quanto a estabilidade dos parâmetros limnológicos, evitando redução do oxigênio dissolvido no período noturno.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Presidente Médici, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Pesca. Orientadora: Prof.a Dra. Jucilene Cavali
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3487
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Machado, Laressa Lopes - Dinâmica nictimeral dos parâmetros limnológicos com e sem macrófitas TCC Laressa.pdfArquivo principal1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.