Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Luana Imbilina da-
dc.date.accessioned2021-12-30T14:14:23Z-
dc.date.available2021-12-30T14:14:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCOSTA, Luana Imbilina da. Mulher docente nas ciências exatas no ensino superior e na educação básica: Relatos da trajetória.2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3490-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais, curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná como requisito para obtenção do título de licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Drª. Isaura Isabel Conte.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa realizada traz relatos da trajetória de mulheres docentes nas ciências exatas no ensino superior e na educação básica no estado de Rondônia/Brasil. O problema norteador desse trabalho é: Como tem se dado a trajetória de ser professora de ciências exatas, no ensino básico e superior, nos municípios de Presidente Médici, Cacoal e Ji-Paraná/RO? Para obtermos a resposta a essa pergunta, tivemos como objetivo geral compreender a trajetória de docentes da área de ciências exatas da Universidade Federal de Rondônia e escolas de ensino médio. Um dos motivos que levaram à realização dessa pesquisa é o fato de que as professoras que atuam nas ciências exatas ainda serem em menor número, se comparadas ao número de homens e isso se deve ao fato de terem tido acesso à educação escolar no Brasil e no mundo de maneira tardia. Outro fator é que foram ainda são poucos os estudos sobre mulheres como docentes nas ciências exatas, inclusive no estado de Rondônia. Este estudo é de abordagem qualitativa de cunho descritivo. Os sujeitos dessa pesquisa são três professoras da Universidade Federal de Rondônia sendo duas do departamento de Física e uma do departamento de Matemática e três professoras da área de exatas do ensino médio, sendo elas uma professora de Química, uma de Física, Biologia e Matemática, e outra professora de Matemática. O estudo em questão contou com a utilização de um questionário estruturado preenchido e enviado via e-mail pela pesquisadora, devido à pandemia do Novo Coronavírus/19. Pode-se destacar como relevante que todas as professoras escolheram sua profissão por gostar de ciências exatas. O trabalho mostrou os pontos positivos de ser professora da área de exatas como sentir-se realizada com a profissão e fazer o que gosta; sentir que o seu trabalho faz sentido para a sociedade, o que possibilita orgulho de si mesma e de seus alunos, e também, pontos negativos como enfrentar preconceito e o machismo no ambiente de trabalho. As superações aparecem no campo de darem conta da vida cotidiana e serem profissionais que exercem muito bem suas funções, embora sempre esteja presente o dilema entre o excesso de carga horária de trabalho para conseguir conciliar carreira e família. Contudo, a pesquisa mostra que essas docentes superaram desafios a ponto de não ver porque há estranhamento delas estarem na área de exatas – este é o lugar que as mulheres podem e devem estar quando quiserem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2021-12-30T14:14:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_Luana_Imbilina_da_Costa.pdf: 534749 bytes, checksum: 165df7524ab2b1e7bd0bb696895d5a1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-30T14:14:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Luana_Imbilina_da_Costa.pdf: 534749 bytes, checksum: 165df7524ab2b1e7bd0bb696895d5a1a (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectCiências Exataspt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleMulher docente nas ciências exatas no ensino superior e na educação básica: Relatos da trajetóriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Luana_Imbilina_da_Costa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso522,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.