Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3491
Título: Home office na Universidade Federal de Rondônia em tempos de pandemia e proposta para implantação pós pandemia da Covid-19
Autor(es): Pinheiro, Aline Cristina Helfenstein
Palavras-chave: Governança
Gestão de pessoas
Teletrabalho
Data do documento: 2021
Citação: PINHEIRO, Aline Cristina Helfenstein. Home office na Universidade Federal de Rondônia em tempos de pandemia e proposta para implantação pós pandemia da Covid-19. 2021. 219f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: Desde o final de 2019 o mundo tem adaptado suas formas de convivência em virtude da pandemia mundial da Covid-19 e assim também aconteceu com a forma que as pessoas desempenham suas atividades profissionais. As organizações foram forçadas a adotar o trabalho de forma remota, também chamado de teletrabalho ou home office. Essa forma de trabalho há tempos vem sendo estudada e até colocada em prática em algumas repartições públicas, sob influência da modernidade e da governança na administração pública. Com intuito de contribuir com este cenário de transformação das formas de trabalho nas repartições públicas, este trabalho tem o objetivo de realizar um diagnóstico sobre a situação do home office na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com intuito de indicar uma proposta de implementação desta modalidade de trabalho em cenário pós pandêmico. A importância científica da pesquisa deve-se ao fato de que ainda não existem estudos sobre o teletrabalho na instituição e tampouco regulamentação desta modalidade de trabalho para os servidores. A pesquisa é do tipo descritiva com fins de aplicação. Na estratégia de investigação foram utilizados instrumentos de coleta de dados elaborados de acordo com a teoria estudada, de caráter quantitativo nas questões fechadas e qualitativo na questão aberta. Os questionários foram s formulados com base na teoria, tiveram sua confiabilidade confirmada pelo Alfa de Cronbach e ainda foram submetidos ao comitê de ética em pesquisa com seres humanos da UNIR. Após o tratamento dos dados constatou-se a melhora da qualidade de vida dos teletrabalhadores, economia com percurso, menor exposição a violência e trânsito, aumento na produtividade e comprometimento com o trabalho. As dificuldades elencadas na teoria não foram tão percebidas pelos participantes da pesquisa, todavia existe uma lacuna de como ocorre o planejamento e controle das atividades desenvolvidas. Além destes aspectos, observou que a UNIR economizou 23,8% com energia elétrica, água, telefonia e internet e serviços de limpeza e conservação. Diante dos resultados encontrados, conclui-se pela viabilidade de implantação do teletrabalho e assim elaborou-se uma proposta de resolução para este fim, como produto técnico oriundo deste estudo.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profª. Dra. Marlene Valério dos Santos Arenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3491
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf11,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.