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Título: Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Rondônia -UNIR: uma análise do campus de Porto Velho
Autor(es): Santos, Rosângela da Silva Soares
Palavras-chave: Ambientalização curricular
Temática ambiental
Rede ACES
Data do documento: 2021
Citação: SANTOS, Rosângela da Silva Soares. Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Rondônia -UNIR: uma análise do campus de Porto Velho. 2021. 216f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar se os cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, do campus de Porto Velho, incorporam a temática ambiental em seus currículos de maneira a serem considerados ambientalizados. O referencial teórico empregado constituiu-se de análises de pesquisas que tratam das características da Ambientalização Curricular no Ensino Superior, particularmente as elaboradas pela Rede ACES (Ambientalização Curricular dos Estudos Superiores), bem como de autores do campo do Currículo e do Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, caracterizada como estudo de caso. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: a) análise do corpus documental que se constituiu do Plano Institucional de Desenvolvimento (PDI) da instituição, dos Projeto Pedagógico (PPC) e Currículos dos 19 (dezenove) cursos de licenciatura sendo eles: Artes Visuais, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, História, Informática, Letras/Espanhol, Letras/Libras, Letras/Inglês, Letras/Português, Música, Pedagogia, Teatro, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Química e Educação Física e b) entrevistas semiestruturadas com coordenadores e professores dos cursos de licenciatura que contemplam a temática ambiental em disciplinas oferecidas sob sua responsabilidade, sendo os cursos de Ciências Sociais, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Educação Física. A organização e a análise dos dados tiveram como instrumento analítico a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados encontrados referentes ao PDI (2019) da UNIR apresenta a temática ambiental nos contextos de ensino, pesquisa e extensão. A partir dos resultados obtidos considera-se que os cursos de licenciatura da UNIR campus de Porto Velho analisados contemplam a temática ambiental em seus currículos e, de modo geral, podem ser considerados ambientalizados, sendo os cursos de Ciências Biológicas e Geografia com predominância quanto a ambientalização, neste último nota-se um caráter regionalista problematizando os conteúdos da geografia também às questões geográficas locais e regionais. No curso de Pedagogia notou-se que as temáticas expressas nas ementas das disciplinas são trabalhadas pela perspectiva crítica de currículo, bem como no curso de Ciências Sociais, sendo neste último observado um comprometimento maior em produzir conhecimentos abrangendo as demandas socioambientais. Constatou-se que o curso de Educação Física possui uma inserção tímida da temática ambiental e, portanto, encontra-se em um processo incipiente de ambientalização curricular. Os resultados apontam ainda que os principais temas ambientais trabalhados nos cursos são: desmatamento, destruição dos recursos naturais, degradação ambiental advinda do modelo de desenvolvimento atual, desenvolvimento sustentável e proteção da biodiversidade e sustentabilidade. Observou-se que com exceção do curso de Educação Física, nos demais cursos foram identificados temas característicos da Amazônia, tais como conhecimentos sobre os povos tradicionais e povos da floresta amazônica, formação histórica da Amazônia e diversidade cultural da população amazônica, os quais majoritariamente estão relacionados aos temas ambientais. As características da Ambientalização Curricular elaboradas pela Rede ACES estão presente nos cursos analisados, sendo algumas mais expressivas que outras. Dentre elas se destacam: Contextualização (Local-Global-Local/ Global – Local – Global), Compromisso para a transformação da relação sociedade-natureza, Orientação prospectiva de cenários alternativos e Complexidade.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3496
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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