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Título: A temática ambiental nos livros didáticos de ciências e geografia e a relação com a prática educativa no ensino fundamental em escolas públicas de Porto Velho – RO
Autor(es): Vasconcelos, Gerdalva Araújo de
Palavras-chave: Temática ambiental
Livro didático
Educação ambiental
Data do documento: 2019
Citação: VASCONCELOS, Gerdalva Araújo de. A temática ambiental nos livros didáticos de ciências e geografia e a relação com a prática educativa no ensino fundamental em escolas públicas de Porto Velho – RO. 2019. 137f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a temática ambiental nos livros didáticos de Ciências e Geografia e sua relação com a prática educativa no ensino fundamental em 03 (três) escolas públicas de Porto Velho – RO, sendo elas a “EEEFM Barão do Solimões”, a “EEEFM Oswaldo Piana” e “EEEFM Marechal Castelo Branco”. Investigou-se a constituição histórica da educação e sua relação com o livro didático, a temática ambiental e a Educação Ambiental na prática educativa, a temática ambiental no conteúdo dos Livros Didáticos de Ciências e Geografia e o trabalho educativo dos professores nos anos finais do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórico-descritiva com os seguintes instrumentos utilizados na coleta de dados: a) análise documental dos livros didáticos de Ciências (Coleção Teláris, Coleção Araribá e a Coleção Apoema) e de Geografia (coleção Expedições Geográficas e a coleção Homem & Espaço), totalizando 20 (vinte) livros; b) Entrevista com 3 diretores e 12 professores. A coleta de dados aconteceu entre os meses de março a setembro de 2019. A organização dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, identificando as seguintes categorias: meio ambiente, ecologia, seres vivos, mata ciliar, lixo, água, camada de ozônio, recursos renováveis e recursos não renováveis. Foram identificadas as subcategorias: água doce (livros de Ciências); nos livros de Geografia as subcategorias com maiores frequências foram a conservação, rios, minerais e petróleo. Das entrevistas realizadas identificamos as categorias: importância dos livros didáticos, Educação Ambiental e temas regionais nos livros didáticos, e o desenvolvimento de projeto de Educação Ambiental na Escola. Os resultados demonstram que a Educação Ambiental nos livros didáticos de Ciências e Geografia se encontra com variedades de temáticas, com diversidades de ilustrações, dicas e endereços eletrônicos para complementar o planejamento do professor. Em relação aos professores, percebeu-se que a concepção mais observada foi a Educação Ambiental Conservadora. Em relação às aulas práticas, observou-se que na primeira escola teve envolvimento interdisciplinar entre os professores com rodada de conversas sobre meio ambiente nos aulões preparatórios para o ENEM; na segunda Escola a prática ocorreu com os resultados da categoria lixo; na terceira Escola percebeuse ainda uma visão crítica da Educação Ambiental, principalmente pelos professores de Geografia, Arte e Língua Portuguesa. Deste modo, podemos considerar que as escolas pesquisadas realizam em parte a Educação Ambiental, os professores buscam inserir a temática nas suas aulas, mesmo que seja por meio de ações comportamentalistas que envolvem somente questões sobre “lixo, recursos renováveis, água, conservação, preservação e aquecimento global”. Contudo, os resultados também apontam a falta de tempo para um bom planejamento das atividades a serem desenvolvidas e marcadas oficialmente no calendário, bem como as atividades extras apresentaram falta de interatividade às práticas interdisciplinares e dificuldade de pouco tempo para as aulas teóricas e práticas, como também a carência de apoio pedagógico e de cursos de formação continuada, especialmente em Educação Ambiental.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3497
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