Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3499
Título: Efeito da ginástica laboral na qualidade de vida dos funcionários de uma empresa do setor de locação de veículos de Porto Velho-RO
Autor(es): Silva, Carlos Alexandre Pereira da
Palavras-chave: Qualidade de vida
Saúde do trabalhador
Ginástica laboral
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Carlos Alexandre Pereira da. Efeito da ginástica laboral na qualidade de vida dos funcionários de uma empresa do setor de locação de veículos de Porto Velho-RO. 2021. 40f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: A modernidade, o aumento da produção industrial e a pressão por resultados tem provocado uma redução na Qualidade de vida (QV) dos trabalhadores, levando-os ao desenvolvimento de doenças físicas e/ou mentais. Tal situação causa o afastamento de muitos funcionários. Todavia, observa-se uma mudança na política de grandes empresas que buscam, a partir de programas de Ginástica Laboral (GL), reduzir a incidência dessas doenças e as despesas com o absenteísmo. Diante disso, essa pesquisa tem o objetivo de identificar os efeitos de um programa de GL na QV de trabalhadores de uma empresa privada de Porto Velho-RO. Participaram da pesquisa dez funcionários, sendo cinco homens e cinco mulheres. A pesquisa caracteriza-se como quase-experimental, de natureza quanti-qualitativa. Os dados quantitativos foram coletados por meio da aplicação Short-Form Health Survey (SF36), pré e pós-intervenção com o programa de GL; os dados qualitativos foram coletados por meio de grupo focal (GF), realizado no momento pós-experimento. Os resultados revelam que houve melhora significativa em quatro das oito dimensões pesquisadas (dor; vitalidade; aspectos sociais e saúde mental). Os dados qualitativos confirmam os efeitos positivos do programa de GL sobre a QV dos participantes. Interessantemente, a realização dessa intervenção estimulou alguns participantes à prática regular de exercícios físicos fora do ambiente profissional. Assim, conclui-se que a GL impacta positivamente a QV, comprovando-se como uma intervenção benéfica para seus praticantes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Daniel Delani.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3499
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Carlos__1_.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.