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Title: A Base Nacional Comum Curricular e o currículo da educação no campo para o ensino de geografia da rede municipal de ensino de Porto Velho - RO
Authors: Silva, Josineide Macena da
Keywords: BNCC
Currículo
Educação do campo
Issue Date: 2021
Citation: SILVA, Josineide Macena da. A Base Nacional Comum Curricular e o currículo da educação no campo para o ensino de geografia da rede municipal de ensino de Porto Velho - RO. 2021. 206f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Abstract: A BNCC é um documento legal que norteia os currículos dos estados e municípios. Nesse contexto, o currículo da Educação do Campo abrange os povos do meio rural e deve ser ofertado respeitando as peculiaridades regionais e locais, através dos componentes curriculares. Desse modo, o ensino de Geografia integra os campos de conhecimentos específicos e transversaliza os demais, possibilitando uma visão do mundo, da sociedade e da comunidade. Diante disso, surgiu a questão problematizadora desta pesquisa: como os professores que atuam e ministram a disciplina de Geografia no contexto da educação no campo, do município de Porto Velho-RO, adequam os saberes curriculares por meio de suas práticas pedagógicas tendo como parâmetro a BNCC e as especificidades locais da comunidade? Em consonância com essa indagação, o objetivo geral consistiu em: compreender como os professores que atuam com a educação no campo, do município de Porto Velho-RO, tendo como parâmetro a BNCC, adequam os saberes curriculares no componente Geografia por meio da prática pedagógica, considerando as especificidades locais da comunidade. Trata-se de um estudo que tem como pressuposto uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, os dados foram analisados por meio da revisão de literatura, tendo como principais autores: Arroyo (2009; 2013), Caldart (2009, 2012)), Fernandes (2002; 2008) Freire (1997; 2020), Tardiff (2002); Sacristán (2000) e Bardin (2016). Utilizouse, também, a análise documental, tendo como fonte a BNCC e a pesquisa de campo; como instrumentos para a coleta, foram utilizados questionário e de entrevistas semiestruturadas, realizadas por meio de formulário do Google Forms e entrevista pelo Google Meet, em decorrência do período pandêmico da covid-19. A coleta de dados foi realizada em 04 (quatro) escolas de Educação do Campo, totalizando 06 (seis) participantes, no período de 22 de fevereiro a 05 de abril de 2021. Para tanto, na coleta, organizaram-se dois momentos: no primeiro, a priori, foram elencadas as categorias para organizar o questionário e, após a aplicação, evidenciou-se, a posteriori, a nomeação das categorias destas para análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), quais sejam: A diferença entre currículo urbano e do campo; BNCC e o entendimento conceitual do Currículo; Concepção de Educação de Campo; Saberes fundamentais para o professor dos 3º anos para atuar na escola da Educação do Campo; BNCC e as adequações dos saberes curriculares de Geografia Educação do Campo; Os documentos orientadores para trabalhar o componente Geografia; O entendimento da valorização dos conhecimentos curriculares nacionais para efetivação dos saberes na Educação do Campo; Principais dificuldades e aceitação dos saberes curriculares no componente Geografia. Ressalta-se que este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIR/RO, sob parecer de nº. 4.458.589, em dezembro de 2020. Os resultados encontrados a partir das fontes teóricas e dados da pesquisa permitem considerar que a BNCC não contempla a Educação do Campo como uma modalidade e o currículo da Educação do Campo do município de Porto Velho ainda é ofertado em uma visão urbanocêntrica. Contudo, a maioria dos professores se esforçam para realizar adequações práticas e metodológicas em conformidade com as peculiaridades regionais e locais.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3501
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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