Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Josineide Macena da | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-12T11:50:22Z | - |
dc.date.available | 2022-01-12T11:50:22Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Josineide Macena da. A Base Nacional Comum Curricular e o currículo da educação no campo para o ensino de geografia da rede municipal de ensino de Porto Velho - RO. 2021. 206f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3501 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria. | pt_BR |
dc.description.abstract | A BNCC é um documento legal que norteia os currículos dos estados e municípios. Nesse contexto, o currículo da Educação do Campo abrange os povos do meio rural e deve ser ofertado respeitando as peculiaridades regionais e locais, através dos componentes curriculares. Desse modo, o ensino de Geografia integra os campos de conhecimentos específicos e transversaliza os demais, possibilitando uma visão do mundo, da sociedade e da comunidade. Diante disso, surgiu a questão problematizadora desta pesquisa: como os professores que atuam e ministram a disciplina de Geografia no contexto da educação no campo, do município de Porto Velho-RO, adequam os saberes curriculares por meio de suas práticas pedagógicas tendo como parâmetro a BNCC e as especificidades locais da comunidade? Em consonância com essa indagação, o objetivo geral consistiu em: compreender como os professores que atuam com a educação no campo, do município de Porto Velho-RO, tendo como parâmetro a BNCC, adequam os saberes curriculares no componente Geografia por meio da prática pedagógica, considerando as especificidades locais da comunidade. Trata-se de um estudo que tem como pressuposto uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, os dados foram analisados por meio da revisão de literatura, tendo como principais autores: Arroyo (2009; 2013), Caldart (2009, 2012)), Fernandes (2002; 2008) Freire (1997; 2020), Tardiff (2002); Sacristán (2000) e Bardin (2016). Utilizouse, também, a análise documental, tendo como fonte a BNCC e a pesquisa de campo; como instrumentos para a coleta, foram utilizados questionário e de entrevistas semiestruturadas, realizadas por meio de formulário do Google Forms e entrevista pelo Google Meet, em decorrência do período pandêmico da covid-19. A coleta de dados foi realizada em 04 (quatro) escolas de Educação do Campo, totalizando 06 (seis) participantes, no período de 22 de fevereiro a 05 de abril de 2021. Para tanto, na coleta, organizaram-se dois momentos: no primeiro, a priori, foram elencadas as categorias para organizar o questionário e, após a aplicação, evidenciou-se, a posteriori, a nomeação das categorias destas para análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), quais sejam: A diferença entre currículo urbano e do campo; BNCC e o entendimento conceitual do Currículo; Concepção de Educação de Campo; Saberes fundamentais para o professor dos 3º anos para atuar na escola da Educação do Campo; BNCC e as adequações dos saberes curriculares de Geografia Educação do Campo; Os documentos orientadores para trabalhar o componente Geografia; O entendimento da valorização dos conhecimentos curriculares nacionais para efetivação dos saberes na Educação do Campo; Principais dificuldades e aceitação dos saberes curriculares no componente Geografia. Ressalta-se que este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIR/RO, sob parecer de nº. 4.458.589, em dezembro de 2020. Os resultados encontrados a partir das fontes teóricas e dados da pesquisa permitem considerar que a BNCC não contempla a Educação do Campo como uma modalidade e o currículo da Educação do Campo do município de Porto Velho ainda é ofertado em uma visão urbanocêntrica. Contudo, a maioria dos professores se esforçam para realizar adequações práticas e metodológicas em conformidade com as peculiaridades regionais e locais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-01-12T11:49:38Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1950087 bytes, checksum: 7ef44f2a625c2492f326b38c63240053 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-01-12T11:49:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1950087 bytes, checksum: 7ef44f2a625c2492f326b38c63240053 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-01-12T11:50:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1950087 bytes, checksum: 7ef44f2a625c2492f326b38c63240053 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-12T11:50:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 1950087 bytes, checksum: 7ef44f2a625c2492f326b38c63240053 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | A Base Nacional Comum Curricular e o currículo da educação no campo para o ensino de geografia da rede municipal de ensino de Porto Velho - RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.