Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3503
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNicodemos, Zélia Augusta-
dc.date.accessioned2022-01-12T21:27:25Z-
dc.date.available2022-01-12T21:27:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNICODEMOS, Zélia Augusta. As percepções de uma pessoa surda sobre suas experiências na educação básica e superior para sua formação : evidências do fazer pedagógico. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3503-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais, curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná como requisito para obtenção do título de licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Dra. Patrícia Soares de Maria de Medeiros e coorientação da professora Dra. Marlene Rodrigues.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta as percepções de uma estudante surda, a partir das experiências obtidas na educação básica até alcançar o nível superior, bem como traz relatos referentes à sua atuação profissional enquanto Instrutora Surda. A metodologia utilizada foi a da autobiografia narrativa, que é uma modalidade etnográfica na qual o próprio pesquisador reflete sobre seu conhecimento e sobre os processos de ensino e aprendizagem, revelando como estão organizados os seus conhecimentos e como ele se transformou a partir da sua própria reflexão das experiências práticas. Os objetivos propostos para o presente estudo foram: a) elencar os aspectos relevantes da experiência profissional durante o ensino da Libras; b) analisar as dificuldades e os fatores facilitadores no ensino da Libras para Surdos na perspectiva da pessoa Surda; c) descrever e analisar como ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes Surdos, desde a Educação Básica até a Universidade, por intermédio da narrativa autobiográfica de uma instrutora Surda de Libras, vinculada à Educação escolar de estudantes Surdos no município de Ji-Paraná, como funcionária da Secretaria de Educação do Município (SEMED). Para alcançar esses objetivos, foi feito uma narrativa concernente aos fatos mais importantes que marcaram a trajetória de vida da estudante Surda, desde à primeira infância até à vida adulta, contendo relatos que se iniciam a partir do diagnóstico da Surdez Profunda e seguem até alcançar a educação superior. A narrativa contém também relatos sobre experiências vividas como Instrutora Surda, bem como sobre o aprendizado adquirido durante todo o processo de formação. No decorrer da pesquisa, foi sendo revelada a precariedade da Educação Inclusiva e o quanto a mesma carece de profissionais que apresentem características atitudinais de acessibilidade, de forma a diminuir o distanciamento que existe entre o conceito e a prática da inclusão nos espaços educativos. Sobre os dados relacionados à experiência profissional, destaca-se o fato de que o sucesso conquistado na carreira reafirma que é possível ser professor ou Instrutor Surdo e atuar de maneira efetiva e competente na escolarização de Surdos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2022-01-12T21:27:25Z No. of bitstreams: 1 Zelia_Augusta_Nicodemos.pdf: 552202 bytes, checksum: 6d60e1f21c5f5986480f272a5ea59a4d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-12T21:27:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Zelia_Augusta_Nicodemos.pdf: 552202 bytes, checksum: 6d60e1f21c5f5986480f272a5ea59a4d (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSujeito Surdopt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectInstrutora Surdapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.titleAs percepções de uma pessoa surda sobre suas experiências na educação básica e superior para sua formação : evidências do fazer pedagógicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Zelia_Augusta_Nicodemos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso539,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.