Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3504
Título: A escola como agência de formação de cidadãos transformadores da sociedade
Autor(es): Campos, Rozicléia Alves de
Palavras-chave: Escola
Função social
Educação
Cidadão
Sociedade
Data do documento: 2021
Citação: CAMPOS, R. A.. A escola como agência de formação de cidadãos transformadores da sociedade. 2021. 41 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2021.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso, na modalidade monografia teve como objetivo geral investigar a escola e sua função social como formadora de cidadãos que, imbuídos de saberes, poderão se tornar pessoas transformadoras da sociedade. Depreenderam-se desse objetivo geral, os objetivos específicos a saber: conhecer a formação da escola enquanto intuição oficial da educação formal; refletir acerca do conceito de sentido e função social da escola e compreender a relação entre a prática educativa e as concepções de ensino e de aprendizagem como fundamentos para a transformação do sujeito. A motivação para o desenvolvimento dessa pesquisa de cunho bibliográfico qualitativo descritivo se deu em virtude das nossas vivências advindas da formação inicial tanto em sala de aula quanto em estágios curriculares, o que nos permitiu refletir a respeito da capacidade que uma pessoa com conhecimento pode melhorar as condições de sua vida. Desse modo, apresentamos a pedagogia da autonomia como uma possibilidade da escola cumprir com seu papel na formação de pessoas desenvolvidas intelectualmente baseadas nos princípios éticos e morais. Os autores que fundamentaram essa pesquisa foram: Aranha (2006); Cambi (1999); Paulo Freire (1983; 2003). E nosso entendimento permite dizer que o conhecimento pode transformar a vida de uma pessoa e nós, como professores, temos o dever não só de depositar informações na cabeça dos alunos, mas de fazer com que cada indivíduo pense por si só.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Cláudia Justus Torres Pereira
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3504
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ROZICLEIA_ALVES__.pdfArquivo principal353,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.