Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3510
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jesus, Carlos André Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-20T14:27:38Z | - |
dc.date.available | 2022-01-20T14:27:38Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Carlos André Barbosa de. Escola pública de ensino em tempo integral: estudo de caso sobre o grau de sinergia no processo de gestão. 2016. 56f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3510 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. José Moreira da Silva Neto. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo da premissa de que é possível criar e manter a sinergia no processo organizacional e de gestão, em uma instituição de ensino médio de tempo integral, neste estudo de caso orientou-se por fatores conceituais de causas e efeitos para estimular o desenvolvimento de sinergia organizacional e evidenciar a presença desta sinergia no processo de gestão. Considerando esta proposição, utilizou-se da metodologia de mapas estratégicos desenvolvida por Kaplan e Norton na década de 1990. Tal metodologia foi adaptada para diagnosticar o grau de sinergia do processo de gestão de uma escola pública (piloto) de tempo integral. A adaptação se deu a partir das perspectivas estratégicas, da identificação formal e/ou informal da missão e visão institucional, das estruturas de aprendizado e dos processos da “Escola Piloto”, objeto do estudo. Por insipiência – falta de formalidades estratégicas plenas, procurou-se primeiramente, compreender os temas estratégicos e as práticas gerenciais da instituição, para desenvolver a arquitetura do mapa estratégico com características compatíveis à evidenciação de sinergia. Ao final, com a adaptação da metodologia e estratégia promovida pelos teóricos supracitados, foi possível evidenciar as dimensões de sinergia e entropia no processo de gestão da instituição pública: Escola de Ensino Médio Anísio Spínola Teixeira do Município de Porto Velho/RO. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-01-20T11:58:15Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 817757 bytes, checksum: 1d6f0474c0c5660cb981a05338fe1adf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-01-20T14:27:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 817757 bytes, checksum: 1d6f0474c0c5660cb981a05338fe1adf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-01-20T14:27:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 817757 bytes, checksum: 1d6f0474c0c5660cb981a05338fe1adf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-20T14:27:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 817757 bytes, checksum: 1d6f0474c0c5660cb981a05338fe1adf (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Sinergia no processo de gestão | pt_BR |
dc.subject | Escola em tempo integral | pt_BR |
dc.title | Escola pública de ensino em tempo integral: estudo de caso sobre o grau de sinergia no processo de gestão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 798,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.