Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJesus, Carlos André Barbosa de-
dc.date.accessioned2022-01-20T14:27:38Z-
dc.date.available2022-01-20T14:27:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationJESUS, Carlos André Barbosa de. Escola pública de ensino em tempo integral: estudo de caso sobre o grau de sinergia no processo de gestão. 2016. 56f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3510-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. José Moreira da Silva Neto.pt_BR
dc.description.abstractPartindo da premissa de que é possível criar e manter a sinergia no processo organizacional e de gestão, em uma instituição de ensino médio de tempo integral, neste estudo de caso orientou-se por fatores conceituais de causas e efeitos para estimular o desenvolvimento de sinergia organizacional e evidenciar a presença desta sinergia no processo de gestão. Considerando esta proposição, utilizou-se da metodologia de mapas estratégicos desenvolvida por Kaplan e Norton na década de 1990. Tal metodologia foi adaptada para diagnosticar o grau de sinergia do processo de gestão de uma escola pública (piloto) de tempo integral. A adaptação se deu a partir das perspectivas estratégicas, da identificação formal e/ou informal da missão e visão institucional, das estruturas de aprendizado e dos processos da “Escola Piloto”, objeto do estudo. Por insipiência – falta de formalidades estratégicas plenas, procurou-se primeiramente, compreender os temas estratégicos e as práticas gerenciais da instituição, para desenvolver a arquitetura do mapa estratégico com características compatíveis à evidenciação de sinergia. Ao final, com a adaptação da metodologia e estratégia promovida pelos teóricos supracitados, foi possível evidenciar as dimensões de sinergia e entropia no processo de gestão da instituição pública: Escola de Ensino Médio Anísio Spínola Teixeira do Município de Porto Velho/RO.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-01-20T11:58:15Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 817757 bytes, checksum: 1d6f0474c0c5660cb981a05338fe1adf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-01-20T14:27:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 817757 bytes, checksum: 1d6f0474c0c5660cb981a05338fe1adf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-01-20T14:27:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 817757 bytes, checksum: 1d6f0474c0c5660cb981a05338fe1adf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-20T14:27:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 817757 bytes, checksum: 1d6f0474c0c5660cb981a05338fe1adf (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectSinergia no processo de gestãopt_BR
dc.subjectEscola em tempo integralpt_BR
dc.titleEscola pública de ensino em tempo integral: estudo de caso sobre o grau de sinergia no processo de gestãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf798,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.